Empresas de tecnologia estão criando um grupo para comprar patentes do sistema operacional de código aberto Linux pertencentes à Microsoft. De acordo com o The Wall Street Journal, as companhias, entre elas IBM, Red Hat e Sony, estão perto de um acordo para adquirir 22 patentes de propriedade da fabricante do Windows. O proprósito do grupo é se prevenir contra qualquer atitude da Microsoft que possa desencorajar a adoção do Linux.
O grupo, chamado de Open Invention Network (OIN), alega que seu principal objetivo é proteger os usuários do sistema operacional de código aberto de eventuais processos legais que possam ocorrer caso essas patentes caiam nas mãos de "gigantes do setor". O grupo declarou que também está em vias de comprar as patentes do Allied Security Trust (AST), um fundo que existe com a finalidade realizar a aquisição de patentes para evitar que seus membros enfrentem problemas judiciais relacionados ao assunto. Entre os membros do AST estão HP, Cisco e Verizon.
Keith Bergelt, CEO do OIN, contou que a Microsoft recentemente mostrou suas patentes do Linux para um grupo de investidores, mas a empresa de software se recusou a comentar o assunto. De um total de 50 mil patentes de Linux existentes, a Microsoft e seus executivos são donos de mais de 200.
- Medida preventiva