A fabricante de equipamentos de rede Cisco e a Westcon, uma de suas distribuidoras, pagaram US$ 48 milhões ao Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ) para encerrar um processo no qual são acusadas de práticas ilegais em contratos com o governo. Segundo comunicado publicado na terça-feira, 7, pelo DOJ, as empresas respondem por terem ocultado ou fornecido informações falsas aos agentes federais do governo americano sobre a aquisição de produtos por preços mais caros do que os praticados no mercado.
De acordo com a Justiça americana, a ação envolve contratos assinados entre 1997 e 2009 pela Westcon e a General Services Administration (GSA), órgão governamental responsável pela administração de contratos com empresas privadas, para a distribuição de equipamentos de comunicações.
O pagamento da cifra ainda livra a distribuidora e a Cisco de todos os processos relacionados aos contratos citados também em instâncias estaduais.
Segundo informações do The Wall Street Journal, a Cisco responderá por US$ 44 milhões da quantia total. Apesar da cifra elevada, a fabricante disse estar satisfeita com a resolução do caso e que os contratos referidos representam apenas "uma pequena parte" de seus negócios om o governo americano.
- Contratos