Embora não tenha dado indícios de estar canibalizando, ou mesmo atrapalhando, as vendas de MacBooks, os notebooks da Apple, o iPad tem afetado alguns segmentos de computadores portáteis. A análise é do especialista da consultoria UBS Investment Research, Maynard Um, que estima que até o fim de 2011 serão vendidos 28 milhões de iPads, mas as vendas de notebooks continuarão estáveis.
Para Um, o iPad afeta o mercado dos notebooks de configuração mais básica, os chamados modelos low-end, já que oferece alguns recursos mais sofisticados a preços similares, mas ainda não chega a oferecer a capacidade de processamento de um notebook. Isso, diz o analista, pressionou os concorrentes da Apple a lançar seus próprios tablets, criando um "mercado artificial" impulsionado por apenas um produto – o iPad.
Maynard Um alerta, no entanto, que previsões conservadoras e precipitadas para um mercado ainda imprevisível podem gerar efeitos muito piores do que o domínio da Apple nessa faixa de equipamento. Ele acredita que muitos consumidores podem desistir de comprar um iPad para aperfeiçoar os notebooks que já possuem, o que pode desencadear uma retração na demanda do setor como um todo.
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