Banco Modal usa rede automatizada para otimizar o atendimento aos clientes

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O Banco Modal, ecossistema de bem-estar financeiro, agora conta com uma rede automatizada de longa distância definida por software que prioriza o tráfego dos dados mais estratégicos para os negócios. Isso aumenta a qualidade da oferta de produtos e serviços bancários, como acesso ao aplicativo, sistemas web e canais de atendimento, otimizando o atendimento ao cliente. A solução implementada pela Conversys It Solutions é uma rede SD-WAN da Aruba, empresa da Hewlett Packard Enterprise, e será usada para comunicação com a B3.

"Conseguimos automatizar processos, otimizando tempo dos técnicos, cortando custos e aumentando a disponibilidade da rede. Além disso, a nova estrutura potencializa a capacidade de tráfego de dados nos nossos data centers, permitindo mais acessos simultâneos a partir de diferentes localidades", afirma Leandro Maximiano Gomes, gerente de tecnologia do Banco Modal.

A SD-WAN é relativamente nova no mercado brasileiro e, por ser automatizada, aumenta a segurança corporativa, acelera a implementação de aplicações, assim como detecta e soluciona problemas de forma autônoma, antes que afetem os usuários. A rede também diminui o tempo de resposta dos aplicativos dos clientes do banco e promove uma melhoria substancial no uso da banda larga, inclusive nos backups noturnos, aumentando a performance.

Principalmente nos ambientes distribuídos em data center e nuvem, com IoT e formas híbridas de trabalho, as arquiteturas WAN legadas se tornam custosas e complicadas de operar, abrindo caminho para a SD-WAN. No ano passado, a IDC estimou esse mercado em US$ 125 milhões no Brasil, devendo crescer 300% até 2025. A tecnologia dispensa o uso de links dedicados e, além de estar integrada a serviços bancários, tem fornecido largura de banda, em especial, para telemedicina e educação online para usuários distribuídos.

"É importante destacar que essa implementação foi crucial para o sucesso de nosso projeto de migração de data centers, no qual o novo modelo de arquitetura de redes da Aruba proporcionou processos de migração e replicação muito mais ágeis. Outro ponto é a parceria de sucesso com o time da Conversys, empresa parceira da Aruba que realizou a implementação e nos apoiou em todo o processo, com excelência na prestação do serviço", afirma Edgar Zattar Dominoni Neto, Diretor de Tecnologia – Infraestrutura e SI do Banco Modal.

Todos os equipamentos foram dimensionados para atender às necessidades do banco. Roger Karam, CTO da Conversys, explica que os equipamentos foram migrados para dois novos data centers no modelo de colocation, que oferecem maior capacidade de expansão e de infraestrutura de dados. "Dessa forma, o tempo de replicações de banco de dados entre os data centers diminui de 6 horas para menos de 2 horas", destaca. A empresa também oferece ao Banco Modal serviço de operação e processos consultivos voltados à melhoria constante da rede.

De acordo com Daniel Vicentini, especialista em Soluções SD-WAN da Aruba, a comunicação entre data centers está entre as atividades digitais mais importantes para os bancos. "Uma rede automatizada pode ajudar muito nesse sentido, principalmente para os bancos que estejam migrando para nuvens públicas de forma a aumentar a cobertura global. Esse tipo de rede tem a vantagem adicional de simplificar ambientes complexos, que envolvem várias filiais, um grande volume de dispositivos conectados e aplicações críticas", conclui o executivo.

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