A EMC, a IBM e a Microsoft anunciaram a criação de uma especificação desenvolvida em conjuntamente que utiliza interfaces de web services e web 2.0 para possibilitar que aplicativos interoperem com múltiplos repositórios de gerenciamento de conteúdo empresarial (ECM, na sigla em inglês) de diferentes fornecedores.
Elas pretendem submeter a especificação CMIS ao rigoroso processo de desenvolvimento de padrões da Oasis (Organization for the Advancement of Structured Information Standards), consórcio internacional responsável pelo desenvolvimento e padronização de especificações para comércio electrônico e web services.
A meta final da especificação CMIS é reduzir a carga de TI em ambientes de gerenciamento de conteúdo de múltiplos repositórios e diferentes fornecedores. Atualmente, os clientes despendem tempo e grandes somas de dinheiro para criar e manter códigos de integração personalizados e integrações únicas a fim de fazer diferentes sistemas de ECM em suas organizações "conversarem" uns com os outros. A especificação também beneficiará desenvolvedores de software independentes (ISVs) ao possibilitar que criem aplicativos especializados capazes de funcionar em uma variedade de sistemas de gerenciamento de conteúdo.
As três companhias, que trabalham juntas desde o fim de 2006, receberam a adesão de outros fornecedores de software líderes em suas áreas – Alfresco Software, Open Text, Oracle e SAP – na criação do esboço da especificação CMIS. Recentemente, foi realizada uma reunião final entre as sete companhias para validar a real interoperabilidade da especificação antes de submetê-la à Oasis.