Com a meta de reduzir os custos com ligações, facilitar a gestão e alcançar maior flexibilidade e agilidade nos processos, a concessionária de energia elétrica Light anunciou que vai implementar a tecnologia VoIP (voz sobre IP) em todas suas filias até o fim de 2010. Para isso, a empresa contratou os serviços da integradora de sistemas Medidata, e até o momento, cem linhas VoIP já foram instaladas.
O plano da companhia é instalar até o fim deste ano outras 300 linhas, somando 400 no total, ou seja, 10% da sua base instalada de linhas telefônicas. Para 2009 a idéia é chegar a 40% da base, cerca de 1,6 mil linhas, e fechar o ciclo de implementação em 2010, atingindo todas as cerca de 5 mil linhas com VoIP.
"O uso dessa tecnologia será preponderante para conseguirmos obter melhores resultados. Reduziremos em até 20% nossos gastos com telefonia e nossa gestão será otimizada, pois gerenciaremos toda a rede a partir da sede. Além disso, por estar tudo em cima de uma única rede, reduziremos o custo com manutenção", observa Leonardo Pinheiro Araújo, gerente de redes e telecomunicações da Light.
Nas duas primeiras etapas, o foco estará no atendimento das cidades menores com a instalação dos serviços de VoIP, com a implementação nas linhas das grandes cidades ficando apenas para 2010. Segundo Araújo, a Light tem uma diversidade geográfica muito grande, e atender inicialmente as localidades pequenas será a prioridade.
O executivo aponta que a complexidade desse processo é mais difícil nestes locais, pois às vezes há necessidade de adequação da infra-estrutura, gerando novos gastos, diferentemente do que acontece nas grandes cidades. "É onde nós vemos um potencial de ganho mais rápido nessas cidades", completou Araújo, ressaltando que por serem muito afastadas essas cidades têm poucas linhas e não contam com soluções de PABX, sendo necessária até a ligação fixa normal para falar dentro do mesmo estabelecimento.
Outra ação da Light será a migração de algumas soluções para uma rede sem fio, mas o processo ainda está em análise pela companhia. "Estamos procurando minimizar nossa rede externa para dar mais agilidade aos aos técnicos e reduzir os custos com manutenção", comenta o executivo. Para isso, a empresa estuda a integração de um sistema de rádio à tecnologia IP.