O Brasil terminou o mês de agosto com 41,6 milhões de usuários ativos de internet, número que representa um crescimento de 11% em relação aos 37,4 milhões de internautas computados no mesmo mês do ano passado, segundo balanço divulgado pelo Ibope Nielsen Online nesta sexta-feira, 8. Na comparação com julho, quando o país contabilizou 39,3 milhões de usuários ativos de web, o resultado de agosto significa um crescimento de 5,9%.
Já o número total de pessoas com acesso à internet em casa ou no trabalho chegou a 51,8 milhões em agosto, número 6,5% superior em relação ao mesmo período do ano passado. Na navegação somente em ambiente domiciliar, o número de usuários ativos cresceu 12% no período de um ano e chegou a 32,3 milhões de internautas em agosto. A maior parte desse aumento, segundo o instituto de pesquisas, ocorreu entre usuários de conexões com velocidades acima de 512 Kbps. A quantidade de usuários de conexões de mais de 512 Kbps de velocidade cresceu 36% em agosto e a participação sobre o total de usuários de web saltou de 50%, em agosto de 2009, para 61% em agosto deste ano.
Sites com maior crescimento
A categoria de sites com maior crescimento do número de usuários únicos no trabalho e em residências foi o automotivo, com aumento de 14,1%, atingindo 9,3 milhões de pessoas. Em seguida vieram as categorias educação e carreiras (12,7%), ocasiões especiais (8,4%), família e estilo de vida (7,8%), governo e entidades sem fins lucrativos (7,4%) e notícias e informações (7,1%). Dessas categorias, as que mais cresceram em agosto em números absolutos foram educação e carreiras, que passou de 21,3 milhões de usuários únicos em julho para 24 milhões em agosto; e notícias e informações, que saltou de 28,8 milhões para 30,8 milhões.
O levantamento do Ibope Nielsen Online também avaliou a atividade publicitária na internet. Segundo o AdRelevance, serviço da empresa que mede a publicidade on-line, em agosto foram anunciadas 18 campanhas de serviços de banda larga na internet brasileira, por meio de 95 peças publicitárias de cinco diferentes anunciantes. De acordo com serviço, o grupo de sites que publicou o maior número de campanhas na internet brasileira no mês foi a subcategoria notícias, da categoria notícias e informações, que divulgaram 1.489 campanhas, promovidas por 609 anunciantes.
- Balanço