No ambiente digital, o termo "Curtir" (ou "Like") traduz um novo tipo de relacionamento entre as marcas e seus consumidores, ao mesmo tempo que gera informações valiosas sobre comportamentos e preferências que subsidiam estratégias de comunicação, marketing e venda das empresas.
Em uma pesquisa recente envolvendo cerca de mil usuários de redes sociais, a empresa de pesquisa de mercado norte-americana Lab42 levantou algumas dessas informações.
Os dados do estudo apontam que 87% dos usuários do Facebook "Curtem" marcas na rede, e metade destes enxerga mais utilidade na fanpage do que no próprio website da marca.
Entre os que "Curtem" fanpages, 82% o fazem porque consideram que a plataforma é um bom lugar para interagir com as marcas, ainda que apenas 35% deles acreditem que sejam ouvidos por elas.
Os dados também apontam que, entre os que "Curtem" marcas, a maior parcela dos respondentes (34%) quer algo prático em troca, como promoções, descontos e brindes grátis. Apenas 11% indicam "confiança na marca" como principal motivo para seguí-la na rede social (veja quadro 1).
A busca por vantagens deu resultado para 77% dos que "Curtem" fanpage. Eles asseguram ter, com isso, economizado dinheiro (66% pouparam US$ 20 ou mais no ano anterior, e 17% economizaram US$ 100 ou mais).
Quase metade dos usuários "Curtiu" uma página sem ter intenção de comprar nada, seja pela vontade de ganhar brindes, seja pelo desejo de se associar a uma marca admirada, ainda que com produtos muito caros para o seu bolso.
O percentual de pessoas que já "descurtiu" uma marca é de 77%. Entre as várias razões citadas, o destaque é a alta frequência de posts na fanpage, mais citada até do que experiência ruim como consumidor.
Por fim, entre os motivos que levam usuários do Facebook a não seguir nenhuma marca, o mais citado é feed de notícias confuso, desorganizado (veja quadro 2).
Para ver outros achados do estudo, acesse o infográfico da Lab42 (em inglês).
Motivos que levaram os usuários a "Curtir" marcas no Facebook |
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% de Respondentes |
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Promoções e descontos |
34% |
Brindes grátis |
21% |
Recompensa ao cliente fiel |
14% |
Marca de confiança |
11% |
Outras |
20% |
Fonte: Lab42, setembro 2012 |
Razões mais citadas para não "Curtir" marcas no Facebook |
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% de Respondentes |
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Feed de notícias confuso |
47% |
Não quero contato |
36% |
Preocupação com a privacidade |
30% |
Posto nessas redes apenas coisas relativas à (minha) vida |
27% |
Fonte: Lab42, setembro 2012 |
(com informações do site Media Post)