Confiança na marca é 4º motivo para usuário "curtir" fanpage. Promoções e descontos lideram

    0

    No ambiente digital, o termo "Curtir" (ou "Like") traduz um novo tipo de relacionamento entre as marcas e seus consumidores, ao mesmo tempo que gera informações valiosas sobre comportamentos e preferências que subsidiam estratégias de comunicação, marketing e venda das empresas.

    Em uma pesquisa recente envolvendo cerca de mil usuários de redes sociais, a empresa de pesquisa de mercado norte-americana Lab42 levantou algumas dessas informações.

    Os dados do estudo apontam que 87% dos usuários do Facebook "Curtem" marcas na rede, e metade destes enxerga mais utilidade na fanpage do que no próprio website da marca.

    Entre os que "Curtem" fanpages, 82% o fazem porque consideram que a plataforma é um bom lugar para interagir com as marcas, ainda que apenas 35% deles acreditem que sejam ouvidos por elas.

    Os dados também apontam que, entre os que "Curtem" marcas, a maior parcela dos respondentes (34%) quer algo prático em troca, como promoções, descontos e brindes grátis. Apenas 11% indicam "confiança na marca" como principal motivo para seguí-la na rede social (veja quadro 1).

    A busca por vantagens deu resultado para 77% dos que "Curtem" fanpage. Eles asseguram ter, com isso, economizado dinheiro (66% pouparam US$ 20 ou mais no ano anterior, e 17% economizaram US$ 100 ou mais).

    Quase metade dos usuários "Curtiu" uma página sem ter intenção de comprar nada, seja pela vontade de ganhar brindes, seja pelo desejo de se associar a uma marca admirada, ainda que com produtos muito caros para o seu bolso.

    O percentual de pessoas que já "descurtiu" uma marca é de 77%. Entre as várias razões citadas, o destaque é a alta frequência de posts na fanpage, mais citada até do que experiência ruim como consumidor.

    Por fim, entre os motivos que levam usuários do Facebook a não seguir nenhuma marca, o mais citado é feed de notícias confuso, desorganizado (veja quadro 2).

    Para ver outros achados do estudo, acesse o infográfico da Lab42 (em inglês).

    Motivos que levaram os usuários a "Curtir" marcas no Facebook

    % de Respondentes

    Promoções e descontos

    34%

    Brindes grátis

    21%

    Recompensa ao cliente fiel

    14%

    Marca de confiança

    11%

    Outras

    20%

    Fonte: Lab42, setembro 2012

     

    Razões mais citadas para não "Curtir" marcas no Facebook

    % de Respondentes

    Feed de notícias confuso

    47%

    Não quero contato

    36%

    Preocupação com a privacidade

    30%

    Posto nessas redes apenas coisas relativas à (minha) vida

    27%

    Fonte: Lab42, setembro 2012

     (com informações do site Media Post)

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.