Pernambuco possui 118 postos de atendimento do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) distribuídos em 185 municípios. A rede do órgão conta com aproximadamente 1,8 mil computadores instalados para prestação de serviços aos cidadãos e fiscalização das leis de trânsito. A área de redes do departamento precisava de uma solução que apoiasse o trabalho de gerenciamento dos servidores, na distribuição e atualização de aplicativos e inventário dos sistemas instalados.
Após análise das soluções oferecidas no mercado, o Detran-PE abriu licitação e a Brasoftware venceu a concorrência para implementação da ferramenta System Center Microsoft. Com uma equipe enxuta de cinco profissionais, a área de redes do departamento, comandada por Antônio Fernandes da Silva Oliveira, trabalhava com um sistema criado internamente para a distribuição dos aplicativos, mas necessitava aprimorar o serviço com novas funcionalidades, incluindo apontamento da capacidade de cada máquina, além do melhor gerenciamento de backups, produtos Microsoft instalados e virtualização de servidores.
“Com esse novo ambiente, conseguimos decidir melhor onde investir, pois corríamos o risco de adquirir licenças sem necessidade”, explica Oliveira. Segundo ele, a equipe consegue hoje, por meio dos módulos Configuration Manager e Data Protection Manager, gerenciar remotamente qualquer desktop com respectivos backups na rede do Detran-PE.
Produtividade
“A Brasoftware trabalhou na implementação de quatro ferramentas modulares do System Center: Configuration Manager, Data Protection Manager, Virtual Manager e Virtual Machine, que integradas, estão aumentando a produtividade da equipe de TI”, explica Emerson Teixeira, gerente de solução da Brasoftware responsável pelo projeto.
Antes do novo ambiente, a equipe de redes do Detran-PE perdia muito tempo no período de atualização de um aplicativo por não ter recursos na ferramenta antiga para avaliar o que havia instalado em cada máquina, quantidade de licenças existentes e quais as versões estão rodando em cada equipamento.
Virtualização
Paralelo ao projeto de inventário e monitoração dos desktops e notebooks, foi iniciado o trabalho de virtualização dos 40 servidores físicos do Detran-PE, por meio da ferramenta Virtual Machine Manager. “Estamos com 22 máquinas virtualizadas até o momento. A ideia é finalizarmos o projeto nos próximos meses. Mas com as informações integradas em uma mesma solução, já percebemos maior facilidade para identificar e monitorar a situação dos servidores”, diz Oliveira.
A virtualização tem o objetivo de reduzir custos e tempo da equipe de redes que realiza diariamente o trabalho de manutenção de firewall, Exchange, backup, antivírus e análise de servidores de todo parque do Detran-PE. Até o fim do ano está prevista a abertura de mais três pontos de atendimento no Estado, aumentando o número de máquinas para gerenciamento. “Com esse projeto, as próximas unidades chegarão com a casa melhor organizada e poderemos atender a todos adequadamente e em sincronia.”
- Virtualização