O uso de redes sociais para fins comerciais, no Brasil, vem registrando índices cada vez mais altos. E o interesse das empresas no contato com o consumidor por meio dessas plataformas foi um dos responsáveis pelo planejamento, desenvolvimento e lançamento do IDEA Social Monitor, ferramenta lançada pela GVP IT Solutions.
Trata-se de uma solução que oferece ao mercado corporativo a possibilidade de monitoramento e coleta de dados em mais de 20 redes sociais diferentes, 24 horas por dia. As informações são armazenadas para análise e classificação do profissional responsável pela operação, que pode avaliar se as menções são positivas, neutras ou negativas.
De acordo com Daniel Pereira, diretor executivo da GVP IT Solutions, o diferencial do IDEA Social Monitor está na geração de relatórios detalhados, completos e de fácil leitura e na possibilidade de interação com o público-alvo, no caso de posts que contenham algum tipo de questionamento, reclamação ou opinião, sempre em tempo real, função importante principalmente em casos complexos ou de crise. “Se aplicada uma estratégia eficaz e rápida para solucionar os casos, a crise pode ser resolvida em pouco tempo e a repercussão não impacta a marca negativamente”, avalia o executivo.
Pereira conta, ainda, que os relatórios apresentam indicadores referentes ao melhor horário para realização das postagens, usuário que mais comentou sobre a marca, gráficos com mapeamento das menções, entre outros. “Como a classificação dos posts é prática e rápida, a geração de relatórios via sistema também é simplificada. Além disso, eles podem ser exportados para arquivos Excel, PDF, TXT, CSV, Webservice, o que facilita a análise e tomada de decisão no caso de ações que impactam diretamente várias áreas da companhia”, afirma Pereira.
Pereira ressalta, ainda, que a ferramenta da GVP tem como diferencial importante a conexão com plataformas CRM. A plataforma permite a gestão de relacionamento direta com os seguidores e o acúmulo de informações em um único histórico, compartilhado, inclusive, com outros canais de atendimento, como telefone, e-mail, chat e SMS, facilitando o pronto atendimento e o controle de informações sempre que um mesmo cliente fizer contato com a companhia.
A GVP IT Solutions lançou a solução no final de julho de 2012 e já possui cerca de 250 clientes ativos dos setores de aviação, educação, TI e automotivo. As agências de marketing são os que mais procuram a ferramenta, uma vez que pode ser usada como ponto estratégico para medição da eficácia das campanhas publicitárias. “Até o final de 2012, esperamos dobrar o número de clientes”, afirma Pereira.