Divisão Enterprise da NVIDIA fornece tecnologia para cinco novos supercomputadores da Petrobras

0

A tecnologia da NVIDIA, empresa que redefiniu a computação gráfica e iniciou a era da IA moderna, equipará a nova aquisição de cinco supercomputadores para o parque tecnológico da Petrobras. Este investimento de R$ 500 milhões da estatal inclui a integração de 2.106 GPUs H100, da família Hopper, com 80 GB cada, no projeto.

As novas máquinas, adquiridas da Lenovo, vencedora da licitação, começarão a ser montadas este ano e estarão operacionais em 2025. Elas serão empregadas na análise de dados sísmicos e na criação de imagens tridimensionais do subsolo. Essa tecnologia avançada permitirá a elaboração de mapas geológicos mais precisos, fundamentais para a localização de reservatórios de petróleo e gás. Além disso, a atualização e ampliação da capacidade de processamento de dados geofísicos e geológicos proporcionarão resultados mais rápidos e precisos, especialmente para desafios em águas ultra profundas e áreas exploratórias, como o pré-sal e a Margem Equatorial.

A modernização dos supercomputadores integra a estratégia da Petrobras de atualizar seu parque tecnológico, conforme os investimentos previstos no Plano Estratégico 2024-28. O novo supercomputador, com aproximadamente 50 toneladas e 50 metros de comprimento, atingirá cerca de 73 PFlops FP64 (ou 143 PFLOPS Rpeak). Quando concluída, a instalação substituirá os clusters Fênix, Atlas e Dragão, entre outros, que serão desativados.

Este supercomputador, que provavelmente será o maior da América Latina, foi projetado com foco na sustentabilidade, utilizando tecnologias que maximizam o desempenho energético, como é o caso da escolha da GPU NVIDIA H100. Com melhorias que reduzem o consumo de energia em data centers e ambientes de computação intensiva, a H100 se alinha aos objetivos de sustentabilidade da NVIDIA, contribuindo para diminuir a pegada de carbono em operações de IA e HPC. Além disso, essas otimizações reduzem a necessidade de sistemas de resfriamento intensivo, aprimorando a eficiência térmica. A NVIDIA também avança na reciclabilidade de GPUs e em processos de fabricação mais sustentáveis, conforme destacado em seu relatório de sustentabilidade.

Para Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para a América Latina, a participação da empresa neste projeto da Petrobras reflete a evolução da tecnologia no Brasil. "Estamos entusiasmados em fornecer nossas GPUs de ponta para a Petrobras, o que elevará o nível de processamento e precisão no setor de óleo e gás no país. Esta parceria reforça nossa liderança em inovação tecnológica, além de destacar nosso compromisso com a sustentabilidade e a excelência operacional", afirma.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.