Ex-CEO da Rico (XP) cria a primeira assessoria de investimentos baseada em IA e capta R$ 5 milhões

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De olho no potencial transformador da nova tecnologia, Laio Santos, ex-CEO da Rico (XP), se uniu a dois ex-sócios da XP, Luis Souza e Heucles Del Bianco, para lançar a Reinvent, primeira empresa de investimentos a combinar expertise humana com Inteligência Artificial no mercado brasileiro.

A startup chega para cobrir uma lacuna de serviços financeiros existente entre o público milionário e o alta renda e tentar resolver muitas das dores vividas pelos sócios em mais de dez anos no ambiente de assessoria de investimentos. A principal delas é o desperdício de tempo dos profissionais com temas que não são ligados à estratégia de alocação.

Enquanto um onboarding feito por assessor tradicional demora 120 minutos em um call, um assessor da Reinvent consegue capturar as principais informações em 20 minutos. Além disso, o uso da tecnologia permite que a capacidade de atendimento de um assessor da Reinvent aumente em 108%.

O poder de transformação da Reinvent chamou a atenção de investidores: a rodada de seed money como é chamada a primeira captação após a validação da ideia, já garantiu mais de 5 milhões de reais (1 milhão de dólares) de nomes conhecidos, como a Canary, uma das principais gestoras brasileiras de capital de risco, focada em startups em estágio inicial e que investiu em empresas como Loft, Buser, Alice e Clara, além de investidores anjos referência no mercado financeiro.

Para Laio, sócio fundador e CEO da Reinvent, os modelos atuais de assessoria e consultoria não são competitivos, modernos ou escaláveis para atender bem o cliente com a qualidade que eles esperam.

A partir de uma infraestrutura robusta de Inteligência Artificial Generativa combinada com assessores experientes, a Reinvent oferece o atendimento private para clientes com tickets a partir de 100 mil reais. A partir de um valor fixo (fee fixo) proporcional ao patrimônio, a proposta é uma experiência diferenciada, com atendimento próximo, ágil e atento às particularidades do mercado, de cada carteira e ao momento de vida dos clientes.

Com um NPS de 95 e uma alta aceitação do uso de tecnologia, os clientes da Reinvent se mostram satisfeitos com as entregas da empresa. Em pesquisa, 86% declaram que se sentem bem atendidos a partir do monitoramento de insights e do acompanhamento de carteira recebido mensalmente.

No novo modelo, a IA se encarrega de tarefas operacionais, como capturar o contexto de mercado e das carteiras de cada cliente, salvando mais de 3 horas do assessor por dia, para permitir que ele dedique seu tempo ao cliente, construindo relacionamento e entendendo as particularidades e objetivos de cada um.

Apesar de atendimento personalizado ser uma promessa comum no mercado financeiro, Laio defende que ele ainda não foi entregue na prática porque era necessário mudar a forma como a assessoria financeira era feita – e a evolução da Inteligência Artificial finalmente torna possível um modelo sustentável tanto para o cliente quanto para a empresa.

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