A operadora virtual Allcom Telecom e a ORBCOMM, que fornece serviços e dispositivos para redes de IoT industrial, uniram forças para revolucionar o setor M2M/IoT no Brasil, oferecendo soluções projetadas para superar as limitações da conectividade celular tradicional. A parceria, anunciada durante a Futurecom 2024, traz uma nova perspectiva para empresas que operam em áreas remotas ou de difícil acesso, como agronegócio, logística e transporte marítimo, permitindo o uso de IoT via satélite para otimizar operações e aumentar a eficiência. Hoje a Allcom monitora mais de 4 milhões de dispositivos IoT.
A plataforma Allmanager IoT permitirá que clientes monitorem ativos em qualquer lugar do país, com funcionalidades que vão desde o simples rastreamento até soluções mais complexas, como o monitoramento de dados de motores, velocidade e temperatura, tudo por meio de uma interface única e amigável, de acordo com os executivos.
Marcio Fabozi, CEO da Allcom Telecom, destaca o impacto dessa inovação: "Estamos criando uma oportunidade inédita para nossos clientes. Com a integração das soluções IoT via satélite, conseguimos levar conectividade para onde antes era impossível, ampliando as possibilidades de negócios e ajudando nossos clientes a crescerem, mesmo nas regiões mais isoladas do Brasil".
Segundo Ivo de Castro, Desenvolvedor de Negócios na LATAM para a ORBCOMM, o principal objetivo da parceria é "combinar a expertise da Allcom em atender clientes com soluções de rastreamento, monitoramento e medição com os serviços de IoT via satélite e dispositivos líderes de mercado da ORBCOMM".
A parceria foi desenvolvida para permitir que empresas em áreas sem cobertura celular possam acessar soluções inovadoras de IoT, permitindo melhorias operacionais significativas, com redução de custos e aumento de receitas.
Expansão da cobertura e otimização dos negócios
Setores que dependem da tecnologia para otimizar processos e monitorar ativos serão beneficiados diretamente, independente de sua localização geográfica.
"A melhora na conectividade permitirá aplicações industriais que antes eram inviáveis. Os clientes da Allcom poderão usar os serviços via satélite da ORBCOMM em suas soluções IoT, em setores que frequentemente operam fora da cobertura celular, como agricultura, transporte e logística, e monitoramento de embarcações marítimas", explica Castro.
A conectividade em regiões rurais e remotas, onde a cobertura celular ainda é limitada, será transformada positivamente. Isso é particularmente relevante para o agronegócio, um dos principais motores da economia brasileira, que poderá usar a tecnologia IoT para monitorar máquinas, condições climáticas e safras, tudo em tempo real.
"A parceria entre Allcom Telecom e ORBCOMM traz um novo nível de conectividade para o campo, permitindo que fazendas e plantações se integrem ao conceito de Agricultura 4.0, otimizando suas operações e aumentando sua produtividade", assegura Fabozi.
Expansão dos negócios
Além da Orbcomm, a empresa tem acordo de parceria com a Qualcomm, para trabalhar com a plataforma de gerenciamento de dispositivos da fabricante, e com a GE Vernova para redes privativas LTE e 5 G.
O grupo da Alcom também adquiriu uma seguradora para oferecer uma proposta one stop shop para o mercado de monitoramento de veiculos de carga, inclusive com integração de dispositivos de hardware, caso o projeto exija esse requisito. Com essa iniciativa, através das empresas do grupo, é possivel realizar monitoramento, segurança patrimonial e seguro empresarial.