No terceiro trimestre de 2006, a Datasul registrou crescimento de 15,5% na receita operacional líquida, para R$ 41,8 milhões, ante os R$ 36,3 milhões apurados no mesmo período do exercício do ano passado. Essa evolução proporcionou um resultado de R$ 122,2 milhões no acumulado do ano, alta de 12% sobre o acumulado de 2005.
A companhia apresentou desempenho positivo na venda de novas licenças, nos negócios envolvendo o processamento de dados (em regime de Application Service Provider) e com serviços de manutenção. A base de clientes evoluiu 10% no acumulado do ano, para 213, dos quais 86 foram adicionados no terceiro trimestre.
A receita líquida de novas licenças de uso de software somou R$ 7,6 milhões entre julho e setembro, com alta de 3,5% sobre os mesmos meses de 2005. No acumulado do ano, a receita subiu para R$ 23,8 milhões, 7,9% mais que no acumulado do exercício passado.
A principal linha de receitas, manutenção, atingiu R$ 28,8 milhões no terceiro trimestre deste ano, contra R$ 24,7 milhões no terceiro trimestre de 2005, representando um crescimento de 16,7%. No acumulado do ano somou R$ 83,6 milhões, com evolução de 10,9% sobre o período acumulado do ano anterior.
Já a receita líquida proveniente de outros serviços cresceu 30,6% no terceiro trimestre comparativamente ao mesmo período de 2005, somando R$ 3,6 milhões. No período acumulado, com um total de R$ 9,6 milhões, o crescimento foi de 21,1% sobre igual período de 2005. Destacam-se nesta linha de receita o crescimento no terceiro trimestre dos negócios educação corporativa (261%), serviços de hospedagem (115,2%) e os resultados da controlada Datasul Paranaense, unidade piloto de Franquia de Distribuição (16,1%).
O balanço divulgado pela Datasul revela lucro líquido (descontadas as despesas extraordinárias) de R$ 9,1 milhões no terceiro trimestre, contra R$ 2,4 milhões do mesmo período de 2005, o que representa um incremento de 280,5%.
O Ebitda foi de R$ 10,5 milhões no terceiro trimestre e de R$ 30,5 milhões no acumulado do ano, com uma margem 25% sobre a receita operacional líquida.
A carteira de clientes da empresa cresce de forma consistente anualmente, tendo alcançado 2.470 clientes e 230 mil usuários no final do terceiro trimestre de 2006. Isso representou um aumento de 10% e 16,9%, respectivamente, sobre as quantidades existentes no mesmo trimestre de 2005.