A Symbian Foundation anunciou nesta segunda-feira, 8, que deixará de ser uma entidade sem fins lucrativos e passará a cuidar do licenciamento de softwares e de outras propriedades intelectuais, como a marca Symbian. Isso acarretará no corte de funcionários da fundação. O desenvolvimento da plataforma ficará a cargo da Nokia, que emitiu comunicado informando que continua apostando nesse sistema operacional móvel. A transição será concluída em março de 2011.
O anúncio da Symbian Foundation acontece apenas um mês depois da saída de Lee Williams da diretoria da entidade. Em sua análise, o site internacional Engadget enxerga nessa decisão o dedo do novo CEO da Nokia, Stephen Elop, oriundo da Microsoft.
A Symbian Foundation foi criada em 2009 com o objetivo de desenvolver as novas versões da plataforma Symbian e abrir seu código fonte. Fazem parte do conselho diretor diversos fabricantes e operadoras, como Nokia, Samsung, Sony Ericcson, Vodafone, AT&T, DoComo, Qualcomm, ST e Texas Instruments.
- Estratégia