A assinatura de dois acordos de cooperação entre a Softex e a Associação Nacional das Empresas de Software e Serviços da Índia (Nasscom), entidade que conta com 1.300 associados, e entre a Softex e a Business Process enabling South Africa (BPeSA), que abriga 220 companhias, foram algumas das conquistas do "South – South Innovation Summit".
Os documentos foram firmados por Arnaldo Bacha, vice-presidente executivo da Softex; Ameet Nivsarkar, vice-presidente da Associação Nacional das Empresas de Software e Serviços da Índia (Nasscom); e por Roland Withman, líder de Indústria da Business Process enabling South Africa (BPeSA).
O primeiro projeto conjunto será a criação de um portal reunindo informações das empresas dos três países com o objetivo de transformar as companhias indianas e sul-africanas em integradoras das soluções brasileiras em seus projetos tanto nos Estados Unidos, como na Europa e na Ásia. Em um primeiro momento, as mais de 260 empresas nacionais participantes dos PSI-SW (Projeto Setorial Integrado de Exportação de Software e Serviços) divulgarão seus softwares e serviços de TI no portal, visando o estabelecimento de parcerias com foco no mercado internacional.
"O mercado mundial de outsourcing deverá movimentar cerca de US$ 250 bilhões nos próximos dez anos. Para que possamos garantir ao Brasil uma participação mais expressiva nesse segmento, principalmente nos Estados Unidos e na Europa, acreditamos que uma das estratégias que devemos seguir é o trabalho colaborativo unindo a expertise de cada um: o entendimento mais profundo das regras de negócios dos desenvolvedores brasileiros, o enorme contingente de programadores que falam Inglês na Índia e os profissionais para contact center da África do Sul. A união dessas forças é positiva para todos", analisa Arnaldo Bacha, vice-presidente executivo da Softex.
Ainda durante o evento foi estabelecido o Tri Sister City Alliance (TSCA), uma iniciativa de colaboração direta entre as cidades de Johanesburgo, Pune e Rio de Janeiro para o desenvolvimento de ações conjuntas visando atender as demandas dos diversos eventos esportivos que irão ocorrer na capital carioca – Copa do Mundo de 2014, Jogos Militares de 2011, Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 – aproveitando a experiência adquirida por Johanesburgo e Pune com a realização da Copa do Mundo deste ano e com os Commonwealth Games de 2008, respectivamente.
Um comitê executivo integrado por 12 representantes das três cidades terá a responsabilidade de desenvolver e promover a execução das ações que contribuirão para o avanço nas relações institucionais e empresariais.
Sob a marca Brasil IT+, que representa o setor de TI nacional no exterior, as companhias brasileiras participam de 15 rodas de negócios individuais com integrantes da delegação indiana e sul-africana.
"Muitas negociações já estavam sendo articuladas virtualmente e demos um segundo passo com as reuniões pessoais. A brasileira Aurus Software está em estágio avançado em suas conversações para que a Agogue adote suas soluções de service desk nos projetos desenvolvidos nos Estados Unidos e revenda-as também na Índia" exemplifica Robert Janssen, consultor da Softex responsável pela organização do evento.
- Acordo