A T-Systems, empresa de serviços de TI e Comunicações do grupo Deutsche Telekom, anuncia ao mercado brasileiro soluções para o segmento de saúde, através de uma plataforma que permitirá aos médicos otimizarem o atendimento ao paciente e garantir melhorias no processo de gestão dos hospitais nas áreas administrativas, financeiras e de logística.
Desenvolvidas pela T-Systems Áustria e implementadas em mais de 270 hospitais e clínicas na Europa, as soluções para a área de saúde possibilitam gerenciar os processos hospitalares de forma integrada, otimizando o atendimento ao paciente, desde a entrada no hospital até a saída, bem como auxiliar o médico no acompanhamento detalhado do paciente, inclusive na administração dos medicamentos e do tratamento.
“Nossas soluções chegam ao mercado brasileiro com a inovação de integrar aplicativos para dispositivos móveis, como iPhones, iPads e iPods, que coletam, mesuram, avaliam e armazenam dados de saúde de acordo com parâmetros estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde”, explica Luiz Carlos Hirayama, Head of Business Development & Portfólio da T-Systems do Brasil.
As principais características da plataforma incluem:
*Todos os dados em uma única tela – Por meio dos cartões de saúde eletrônicos, os médicos podem ter acesso imediato ao histórico de um paciente e visualizar detalhes importantes via dispositivos móveis. Além disso, os pacientes recebem uma pulseira equipada com um chip que, por exemplo, garante que recebam os medicamentos corretos.
*Teleconferência – Uma plataforma permite aos médicos discutir os casos via redes privadas virtuais (VPN – Virtual Private Network). Isto significa que eles podem visualizar chamados e recomendar tratamentos de qualquer lugar.
* Monitoramento – Após a alta hospitalar, os sinais vitais do coração e diabetes dos pacientes são monitorados via plataforma de telemedicina. Isto auxilia o médico a identificar eventuais problemas.
* Prontuários de pacientes atualizados – Transferência de dados criptografados permite às operadoras de saúde a manterem as informações dos pacientes atualizadas. Além disso, podem faturar o pagamento de serviços médicos com segurança.
* Um bom começo de vida – Incentivar as crianças a levar uma vida saudável pode ser um bom desafio. Personal trainers virtuais online motivam as crianças e os jovens a permanecerem ativos, fornecendo orientação sobre exercícios e dicas sobre como superar problemas de postura e peso.
*Alta segurança – Tanto as informações de finanças, administrativas, registros eletrônicos de pacientes e/ou dados de processos de saúde são armazenados em um data center de alta segurança.
Os dados e informações dos pacientes são armazenados em um banco de dados, que podem ser acessados, em tempo real, por médicos, enfermeiros, familiares, preparadores físicos e personal trainers. “Em uma eventual alteração, o médico pode entrar em contato com o paciente e até enviar uma ambulância para a sua residência”, explica Hirayama.