Após registrar queda em setembro, o índice e-Flation, que monitora as variações dos preços de produtos ofertados online, apresentou inflação de 0,5% nos preços em sites de comércio eletrônico em outubro. O resultado representa uma alta de 2,5 pontos percentuais em relação ao mês anterior e uma ligeira redução de 0,2 ponto percentual na comparação com outubro de 2011 (0,7%).
O indicador apresenta em outubro a terceira inflação positiva de 2012, mas mesmo assim acumula deflação de 5,3% no ano, de acordo com o Programa de Administração do Varejo (Provar) da Fundação Instituto de Administração (FIA), desenvolvido em parceria com a Felisoni Consultores Associados e com a Íconna Monitoramento de Preços no e-commerce.
As categorias que mais contribuíram para a inflação no mês passado foram eletrodomésticos, com alta de 0,54%, e eletroeletrônicos (0,49%). Em seguida estão livros (0,31%), CDs e DVDs e cine e foto (ambos com 0,17%) e brinquedos (0,02%). Já as categorias que registraram deflação no período foram perfumes e cosméticos (-0,44%), informática (-0,36%), telefonia e celulares (-0,27%) e medicamentos (-0,10%).