Mais uma plataforma virtual que viabiliza financiamento de projetos no modelo crowdfunding aposta no potencial da Internet brasileira para gerar solidariedade e efetivar causas. Trata-se do When You Wish, startup do Vale do Silício (EUA) que acaba de anunciar abertura de escritório local.
A filial será comandada pelo country manager Rafael Chaves, executivo com passagens pela Equity Gestão de Recursos e Light.
Chaves assume com a função de posicionar a When You Wish como a principal solução de crowdfunding no Brasil e de tornar a operação brasileira uma plataforma para expansão da empresa para outros países da América Latina.
Fundada em 2011 por David Harvilicz, hoje CEO da startup, a When You Wish permite que indivíduos ou organizações se conectem a potenciais doadores para financiar projetos.
Como diferencial, o site destaca a capacidade de abrigar uma gama ilimitada de causas, com natureza, complexidade e dimensões variadas, desde a ajuda a comunidades carentes, escolas e programas de saúde até tratamento para animais resgatados das ruas.
"Nosso sistema é único, pois somos a primeira companhia a inserir aspectos de social marketing, leilão e gamification em uma plataforma de crowdfunding", diz Harvilicz.
Nos Estados Unidos, o site internacional já inclui em sua base de usuários personalidades mundialmente conhecidas, como é o caso dos atores Will Smith e Jamie Foxx, do jogador de basquete Magic Johnson e do boxeador Mike Tyson, entre outros.
De acordo com o Gartner, o mercado de crowdfunding movimentará cerca de US$ 6,2 bilhões em 2013. No Brasil, estudo da Crowdsourcing.org coloca o país na quinta posição global em quantidade de empresas, com cerca de 21 sites operando esse tipo de atividade.