A Softtek, fornecedora de soluções voltadas a processos de TI, anunciou a criação do primeiro Centro de Excelência em Cloud Computing da América Latina. Localizado no México e em operação desde setembro, o centro oferece quatro modalidades de serviços: arquitetura e consultoria, migração e desenvolvimento de aplicações na nuvem, serviços gerenciados para facilitar a hospedagem e suporte a aplicações em nuvem. A empresa não revelou o valor do investimento.
No próximo ano, a companhia pretende montar uma estrutura semelhante no Brasil. A previsão é que o centro brasileiro reúna uma equipe de 60 profissionais e seja inaugurado ainda no primeiro semestre, na cidade de São Paulo, onde se concentra a maior operação da Softtek no país. A companhia ainda conta com escritórios no Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Fortaleza e Belo Horizonte. O valor a ser investido neste projeto também não foi divulgado.
O plano faz parte da estratégia da empresa de crescer, no mínimo, 25% no país, em 2013. Para este ano, a previsão de crescimento é de 20%. De acordo com José Maria Gudiño, diretor de inteligência de mercado da Softtek no Brasil, a criação do centro se faz necessária, pois o país é considerado o segundo mercado mais importante entre as operações da companhia para ofertas de cloud computing, atrás apenas dos Estados Unidos.