Embora bastante atrás do Facebook — tanto no número de usuários ativos mensais quanto em receita com publicidade —, o Twitter protagonizou na quinta-feira, 7, um dos IPOs mais bem-sucedidos entre as empresas de tecnologia, inclusive em relação ao de seu arquirrival.
Analistas de Wall Street avaliam que essa distância entre as duas redes sociais ainda deve se manter por algum tempo. Eles tomam como base o número de usuários dos sites. Enquanto o Facebook afirma ter 1,2 bilhão de usuários ativos mensais (aqueles que entram na rede social ao menos uma vez por mês), o Twitter contabiliza 232 milhões de usuários ativos — cinco vezes menor que a rede social de Mark Zuckerberg.
Para esses analistas, o divisor de águas entre as empresas em termos de participação de mercado, no entanto, serão as receitas com publicidade móvel. Hoje, 874 milhões de pessoas usam dispositivos móveis para acessar o Facebook e 176 milhões, o Twitter.
De acordo com estudo da eMarketer, o Facebook deve quadruplicar a receita com publicidade móvel neste ano, alcançando US$ 2,04 bilhões, cifra que, se confirmada, lhe dará uma fatia de 12,5% do mercado. Do mesmo modo, o Twitter deve dobrar a receita com anúncios móveis para US$ 310 milhões neste ano, conquistando uma participação de 1,95% no setor.
A consultoria prevê, no entanto, que o Twitter vai gerar quase US$ 1 bilhão em receita com publicidade no próximo ano, devido justamente ao aumento de anúncios em dispositivos móveis. Os anúncios móveis, diz a eMarketer, vão representar quase metade da receita do Twitter com publicidade neste ano e serão responsáveis por mais de 60% do faturamento publicitário em 2015.
Tanto o Twitter quanto o Facebook, contudo, ainda continuarão bem atrás do Google que, no ano passado, embolsou US$ 4,61 bilhões em anúncios veiculados em smartphones e tablets — mais da metade (52,3%) do total no setor —, mas, no longo prazo, essa diferença tende a diminuir significativamente. Segundo a eMarketer, somente neste ano, a receita do site de buscas com publicidade móvel deve atingir US$ 8,85 bilhões, quase o dobro de 2012.
O sucesso do IPO do Twitter se deveu, em grande parte, à confiança dos investidores na capacidade da rede de microblogs em gerar lucros sólidos, mas, para que isso se mantenha, os analistas dizem que ele terá de convencer o mercado, dia após dia, que pode ser realmente rentável.