Branded content – O crescimento das vendas do varejo, somado à explosão do comércio eletrônico ocorrida depois da pandemia, trouxe uma série de desafios para a área de logística, predominantemente no segmento chamado de "last mile" (última milha), que utiliza diferentes tipos de modais e tem diversos pontos de entrega. Essa movimentação intensa tem impactado significativamente os processos de transporte das companhias, trazendo muitas oportunidades de crescimento, mas também novos desafios de gestão.
Esses fatores devem ser intensificados com a chegada da Black Friday e do Natal, período em que é esperado um crescimento explosivo das vendas online, no qual os cuidados com a etapa logística se tornam ainda mais essenciais para proporcionar uma boa experiência ao consumidor. Segundo um levantamento do Mercado Livre, metade dos brasileiros deseja consumir mais neste ano, e 23% pretendem gastar mais de R$ 2 mil na data.
Neste contexto, a visibilidade das operações durante a rota de última milha é um diferencial para monitorar uma série de fatores que podem impactar a experiência de compra e trazer prejuízos para as companhias. Por esse motivo, a Geotab vem investindo na criação de soluções inteligentes para otimizar as diferentes jornadas logísticas e disponibilizar informações sobre a frota que ajudam a melhorar a eficiência das operações.
As ferramentas da companhia monitoram as principais métricas durante a entrega, produzindo relatórios que reconhecem os hábitos dos motoristas, geram alertas e ajudam a prevenir acidentes. A probabilidade de uma colisão por excesso de velocidade, por exemplo, com o potencial de afetar a segurança do motorista e atrasar a entrega, pode ser monitorada e reportada aos gestores com antecedência para que medidas de prevenção sejam tomadas.
Em um esforço para aumentar a segurança, algumas frotas de última milha estão instalando câmeras de vídeo com IA integrada para capturar eventos arriscados. Essas soluções inovadoras, combinadas com telemática de vídeo e dados de condução, ajudam a monitorar e reduzir comportamentos de condução arriscada.
Quando a câmera identifica um evento de condução perigosa, ela envia clipes de vídeo por meio de conexão sem fio à plataforma em nuvem, fornecendo dados em tempo real para os gestores. Com acesso a esses eventos, informações sobre o comportamento do motorista e análises personalizadas, é possível avaliar melhor o risco e oferecer treinamentos personalizados aos condutores.
Resultados de valor
A tecnologia de telemática da Geotab faz a análise dos dados dos veículos conectados em sua plataforma e é capaz de identificar possíveis riscos nos percursos, monitorando desde velocidades médias, até modos de condução dos operadores de transportes. Com essas informações coletadas ao longo de determinados períodos é possível planejar fluxos de entrega de forma eficiente.
Como exemplo dos resultados positivos do uso da tecnologia para frotas do segmento de última milha, as empresas relatam diminuir drasticamente as ocorrências de excesso de velocidade, além de reduzir o tempo de ociosidade entre os quilômetros percorridos no mês. Para frotas com veículos elétricos, a tecnologia também contribui com a melhora da autonomia dos VEs.
Ao permitir a administração do estado dos veículos, trazendo conhecimento sobre ações que oneram os custos e monitorando possíveis riscos, os recursos de dados da Geotab garantem que a qualidade da entrega seja mantida e os prazos sejam cumpridos.
"O uso dos dados no processo logístico de e-commerce é uma vantagem competitiva. Ao integrar soluções como plataformas de telemática em suas operações, as empresas passam a ter visibilidade e controle sobre toda a cadeia de entregas. Ferramentas como as da Geotab, que unem internet das coisas (IoT), advanced analytics, big data e inteligência artificial são grandes aliadas no monitoramento de cargas e do motorista. Graças a seu uso, é possível ampliar os padrões de segurança e transparência", avalia Eduardo Canicoba, vice-presidente da Geotab no Brasil.
Inovação
A Geotab tem uma sólida história de inovação em IA (Inteligência Artificial) e Big Data, processando mais 75 bilhões de pontos de dados em mais de 4 milhões de assinaturas, e aproveita essa expertise para desenvolver projetos de grande impacto para os clientes. Com uma das maiores equipes de ciência de dados do setor e presença global em mais de 160 países, tem o conhecimento e a escala necessários para treinar modelos de IA poderosos e agregar valor aos clientes.
"Como em qualquer setor da economia, a tecnologia ocupa um lugar cada vez mais proeminente na otimização de processos logísticos. Operadores que considerarem o investimento em inovações, como a telemática, terão recursos mais eficazes para garantir o crescimento dos negócios e a satisfação plena dos clientes", conclui Canicoba.