A Siemens Business Services (SBS), braço de tecnologia da informação do grupo, renovou a parceria com a montadora Ford Brasil para a continuidade dos serviços de TI, por mais três anos.
O projeto tem o objetivo de integrar os sites da empresa no país, compartilhar projetos e serviços entre diferentes provedores, melhoria contínua na administração conjunta das pessoas, projetos e métricas; bem como o alinhamento periódico do acordo de nível de serviço (SLA) para atender as metas do negócio.
A Siemens unificou os diversos prestadores de serviços de tecnologia e é responsável pelo gerenciamento dos recursos de infra-estrutura de TI da Ford.
De acordo com o diretor de desenvolvimento de negócios da SBS, Nelson Blanco, a montadora ganhou facilidade no gerenciamento e controle das atividades. O trabalho iniciou-se na fábrica de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, e foi estendido para as unidades fabris em Taubaté, Tatuí, Camaçari, na Bahia, e para as demais plantas e escritórios no Brasil ? ao todo quatro fábricas e 16 escritórios de vendas regionais.
Os funcionários da Siemens aplicaram alguns módulos da metodologia ITIL, biblioteca das melhores práticas de gerenciamento de infra-estrutura e serviços de TI. Blanco explica que na Ford adequou-se o tempo de atendimento às expectativas do negócio. ?Agora o foco está em atender o usuário, qual a melhor forma de satisfazê-lo, e qual o melhor parâmetro em relação à demanda do negócio?.
Hoje, segundo ele, a Ford tem formas de relatório com análises de reincidência, o que permite avaliar os locais e que tipos de problemas ocorrem, possibilitando entender exatamente o que acontece e precisa ser resolvido.
A Siemens investirá R$ 3 milhões em ITIL para aprimorar serviços. Até o fim do ano, todos os projetos deverão ser baseados nessa metodologia. A implementação será em etapas, pois é um processo de aprendizado contínuo. ?As empresas estão mudando seus conceitos e necessitam de novos processos para operação e governança em TI?, afirma Blanco. ?O mercado, que já possui a cultura de terceirização das operações de TI, busca agora empresas que possam agregar mais valor a seus negócios. Além da Ford, temos projetos já implantados em vários clientes, com objetivo de ajudá-los na gestão da área de TI, propondo e sugerindo novas metodologias e ferramentas para aumentar a eficiência e eficácia da área de TI. Isto além de prestar e manter os processos e os serviços de operação dentro dos níveis de serviços acordados (SLA)?, conclui.