Governo de Taiwan sai em socorro de fabricantes de chip

0

O socorro financeiro concedido pelo governo de Taiwan às empresas de chips somente vai protelar uma das piores quebradeiras que a indústria já presenciou. A opinião é de analistas e executivos da Ásia e dos Estados Unidos ouvidos pela reportagem da edição on-line do jornal britânico Financial Times.
Os contratos dos fabricantes taiwaneses de memória DRAM –o tipo de chip de memória usado em computadores – geraram um total de US$ 8 bilhões em receita no ano passado e representou cerca de um terço da produção mundial. Mas empresas agora estão no centro de um dos segmentos globais de TI mais duramente atingidos pela desaceleração econômica mundial.
As receitas mundiais do mercado de memória DRAM recuaram um quinto neste ano, segundo a empresa americana de pesquisa e consultoria na área de tecnologia iSuppli, com o preço de mercado de uma memória DRAM alcançando apenas um terço do custo de produção, o maior nível histórico de desvalorização.
O governo taiwanês, temendo o "arrendamento" de uma indústria que emprega 10 mil pessoas e tem US$ 12,5 bilhões em empréstimos bancários, está concedendo um socorro financeiro às grandes empresas visando uma reestruturação da indústria, com a possível consolidação do setor em apenas quatro grandes companhias. A ajuda pode incluir garantias de empréstimo do governo ou rolagem de dívidas com financiamentos anteriores, apesar de o presidente de República de Taiwan, Ma Ying-jeou, ter afastado na semana passada a possibilidade de injetar capital nas empresas do setor.
De todo modo, a medida do governo bem vista por analistas e executivos da indústria do exterior. James Kim, vice-presidente da Hynix, a segunda maior empresa de memória DRAM da Coréia do Sul, afirmou que os fornecedores coreanos de memória são muito menos dependentes da produção terceirizada do que seus rivais japoneses e norte-americanos, e por isso não seriam afetados por problemas entre os fabricantes taiwaneses.
Avi Cohen, especialista do mercado de semicondutores e diretor de pesquisa da Avian Securities, disse que os fabricantes taiwaneses de memória DRAM estavam em apuros há muito tempo e que seriam os primeiros candidatos à "eliminação" por causa de seus elevados custos de produção.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.