TCS cria plano para reduzir dependência do mercado dos EUA

0

A gigante Tata Consultancy Services (TCS), braço de serviços de TI do grupo indiano Tata, anunciou que pretende reduzir sua dependência do mercado dos Estados Unidos para menos da metade da sua receita nos próximos três anos, como forma de atenuar o impacto da desaceleração econômica mundial. Atualmente, cerca de metade dos negócios da empresa é proveniente daquele país, principal mercado para as companhias de outsourcing indianas.
A expectativa da TCS é reduzir essa dependência em cerca de 45%, enquanto busca novos mercados na Europa, Ásia-Pacífico, América Latina e na própria Índia.
S Ramadorai, diretor geral da TCS, observou que os EUA respondiam por 65% das receitas da companhia há alguns anos, índice que caiu para 50% no último ano. "Isso mesmo sem diminuir a quantidade de trabalho nos EUA, e que é crescente também em outras partes do mundo", disse ele à edição on-line do Financial Times.
O rápido crescimento das companhias de outsourcing indianas foi corroído em decorrência da desaceleração do mercado americano neste ano, após o colapso ou a reestruturação de alguns dos seus maiores clientes: as instituições financeiras. As companhias de serviços de TI são um dos pilares do mercado de ações indiano e têm registrado crescimento da receita e dos lucros de cerca de 30% ao ano, contribuindo com uma enorme percentagem da receita com exportações da Índia.
Os CEO indianos ouvidos pelo jornal foram unânimes em dizer que, embora ainda esperem um crescimento de um ou dois dígitos neste ano, muitos de seus grandes clientes estão reduzindo drasticamente seus investimentos em novos projetos. Segundo eles, os contratos existentes estão sendo honrados, mas outros projetos foram colocados em espera, não apenas por grandes bancos como também empresas de outros setores como de varejo e da indústria de transformação, que estão revendo seus orçamentos para o próximo ano.
Ramadorai observou que as empresas haviam reformulado seus planos de despesas antes do surgimento da crise financeira e agora passaram a adiar suas decisões.
Os esforços da TCS para gerar mais receitas em novos mercados podem ser verificados com a criação recente de um novo centro em Tianjin, na China, para expansão dos serviços de outsourcing para a indústria aeroespacial. Ramadorai disse a empresa tem se beneficiado do mercado interno da Índia, com o crescimento de contratos no mercado bancário e de telecomunicações. "Temos 11% das receitas globais provenientes de fora da Índia, e queremos continuar a investir para participar da maioria dos projetos que estão sendo licitados", disse ele.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.