Das 36,3 milhões de pessoas que têm acesso à internet em casa, 24,4 milhões navegaram em outubro, por um tempo médio de 24 horas e 41 minutos no mês. O número é 3% menor que o registrado no mês anterior e 19,1% maior que os 19,9 milhões de outubro de 2007, segundo pesquisa divulgada nesta sexta-feira pelo Ibope/NetRatings. Para todos os ambientes, o número de pessoas com acesso subiu para 43,1 milhões.
O tempo de navegação por pessoa foi 4,7% maior que o do mês anterior e 6,4% mais que o de outubro de 2007. Os países que mais se aproximaram do Brasil em tempo individual de navegação foram a França, que chegou a 23 horas e 10 minutos, e o Reino Unido, que ficou com 23 horas e 4 minutos.
"Os sites de relacionamento concentram a maior média de consumo por pessoa no Brasil. Em outubro de 2008, a participação de redes sociais, blogs, fóruns e outros sites de grupos de interesse foi de 34,5% do tempo total navegado", informou José Calazans, analista de mídia do Ibope/NetRatings. "Mas nesse momento também cresce o tempo por pessoa em sites de vídeos, e-mail, buscadores, serviços de armazenamento de dados, notícias e games".
Em audiência única, as categorias que mais cresceram percentualmente no mês de outubro em relação a setembro foram 'Ocasiões Especiais', que aumentou 4,2%, e 'Finanças e Investimentos', que evoluiu 3,5%. Por causa da crise financeira, a subcategoria de sites de notícias e informações sobre economia e finanças chegou a 11,6 milhões de usuários únicos. O crescimento foi de 12,4% desde setembro e de 23,8% desde agosto. Os usuários de sites de notícias e informações financeiras também têm consumido mais intensamente esses conteúdos. De uma média em torno de 20 páginas ao mês, cada usuário abriu 123 páginas em outubro.
O uso dos sites de notícias em geral também cresceu em outubro, por causa da procura por informações sobre os resultados das eleições municipais. A audiência única da subcategoria 'Eventos Correntes e Notícias Globais' passou de 12,8 milhões em setembro para 13,5 milhões em outubro. A quantidade de páginas consumidas por usuário desse grupo de sites aumentou de 29 páginas em setembro para 37 em outubro.
No período de doze meses, entre outubro de 2007 e outubro de 2008, a categoria 'Viagens e Turismo', com expansão de 33,4%, continuou a registrar o maior percentual de aumento, seguida por 'Automotivo', com 26,9%, 'Notícias e Informações', com 25,7%, e 'Finanças e Investimentos', que cresceu 24,2%.
O total de jovens com 16 anos ou mais de idade com acesso em todos os ambientes (residências, trabalho, escolas, lan houses, bibliotecas, telecentros), que havia sido de 42 milhões no segundo trimestre, subiu para 43,1 milhões no terceiro trimestre.
- Uso da internet