Dispostas a concorrer com Cielo e Redecard e abocanhar 15% do mercado de transações por cartões de crédito e débito no Brasil no prazo de cinco anos, a Credicard, administradora de cartões controlada pelo Citibank, e a norte-americana Elavon, anunciaram nesta quarta-feira, 8, a criação de uma joint venture para atuar como operadora e credenciadora de cartões no país. Batizada de Elavon Brasil, ela será responsável por transações com cartões Credicard, Diners, Visa e Mastercard.
O controle da nova companhia será divido igualitariamente entre Credicard e Elavon. O início das operações da nova empresa está previsto para ocorrer durante o segundo semestre de 2011.
Com a chegada da Elavon Brasil, a disputa no segmento de cartões promete acirrar-se, já que, segundo estimativas das próprias empresas do setor, este é um mercado que cresce a taxas superiores a 20% ao ano e deve transacionar mais de R$ 500 bilhões neste ano no país. "A Credicard está no mercado de cartões há mais de 40 anos e esta é a hora certa de voltarmos ao mercado de adquirência. Essa aliança será ainda mais alavancada pelo know-how de processamento e tecnológico da Credicard, e nos permitirá mais uma vez transformar o mercado de aceitação de pagamentos do Brasil", disse Leonel Andrade, presidente da Credicard.
Fornecedora de serviços de adquirência, a Elavon tem operações em toda a Europa, bem como nos Estados Unidos, Canadá, Porto Rico e México e atua junto a mais de 1 milhão de varejistas no mundo.
- Cartões