Os amigos Théo Orosco e Felipe Román fundaram em janeiro, na cidade de Florianópolis, a Exact Sales – com três profissionais, nenhum cliente e ideias inovadoras para colocar em prática. Em junho de 2015 a Exact Sales soma 100 clientes, quase 50 funcionários entre contratados e free lancers e um faturamento que cresce 65% a cada mês. A companhia deve fechar o primeiro ano de operação com faturamento de R$5 milhões.
De acordo com Orosco, CEO da empresa, o método Exact ajuda a melhorar a eficiência do time de vendas, diminuir o tempo de negociação e acelerar o crescimento dos negócios. "Algumas das principais dificuldades das empresas de vendas B2B de alta complexidade são o excesso de empresas em negociação e a longa duração das negociações. O processo de pré-vendas, quando realizado de maneira profissional, é capaz de trabalhar com essas dores de maneira estratégica", explica.
A empresa oferece ferramentas tecnológicas de controle de funil, de ponta a ponta, desde a captação até o fechamento do negócio. A metodologia própria foi construída baseada em conceitos de diferentes áreas, desde a Administração até o Design Thinking. A Exact implanta sua tecnologia na empresa e cria uma "máquina de vendas" capaz de turbinar os resultados em pouco tempo. Posteriormente, instala seu software e foca no aumento de conversão por pré-vendas e qualificação de leads (clientes potenciais).
A lista de clientes tem empresas de todos os portes e de todo o país, como Multilog, Softplan, Uatt?, Manpower Group, Toccato, MTC Group, Project Builder, Seekr, Social Base, Welle Laser, Nanovetores, e Tecnoblu. Hoje já são quase 200 clientes, mas Théo quer ir muito além. "Meu sonho é ter na carteira 30% das empresas que mais crescem no Brasil", revela.
Um dos cases de sucesso é a Welle Laser – a primeira empresa a implantar esse método, onde Théo Orosco trabalhou em 2013. A companhia cresceu 84% no segundo semestre daquele ano e foi eleita a empresa de maior crescimento do Brasil de acordo com a revista Exame PME e a consultoria Deloitte. O tempo médio de negociação reduziu em três vezes e as vendas cresceram 4,25 vezes dentro do mercado de máquinas e equipamentos.
A Nanovetores, que desenvolve sistemas de nanoencapsulação de ativos para aplicação em cosméticos e no setor têxtil, também reduziu significativamente o tempo de vendas. "Hoje temos vendas acontecendo em dois, três dias, porque estamos identificando o cliente certo, no momento certo e estamos entregando o produto certo para ele", revela o CEO, Ricardo Henrique Ramos.
Saúde financeira
Diferente da maioria das empresas brasileiras, que levam cerca de dois anos para se tornarem rentáveis, a Exact Sales já se sustenta com capital próprio. A companhia recebeu um reforço em junho, quando assinou um contrato de investimento com o fundo CVentures Primus. O aporte faz parte de um plano de investimento de R$10 milhões para expansão da empresa nos próximos anos. "Agora teremos condições de casar o crescimento abrupto em número de clientes com o alto nível de atendimento que prezamos", diz Orosco.
A Exact Sales é a empresa mais jovem a entrar no programa Promessas da Endeavor. Formada por três sócios – Theo Orosco, Felipe Román e um fundo de investimentos dos irmãos Gabriel e Rafael Bottós, o GRB, a Exact está incubada no Centro Empresarial para Laboração de Tecnologias Avançadas (Celta), em Florianópolis.