A Unodata anuncia uma plataforma que integra AntiSpam com recursos de criptografia e arquivamento de mensagens eletrônicas para ambientes corporativos, universidades e provedores de serviços de Internet e em Cloud. A solução funciona junto com o CanIt AntiSpam e complementa as plataformas Google Apps, Office 365, Zimbra, entre outras, para garantir a segurança da mensageria corporativa.
A ferramenta de criptografia da Unodata cria um ambiente seguro de leitura de e-mails onde os destinatários têm um link certificado e com base em políticas criadas para garantir a confidencialidade da informação. O ambiente é criado a partir de regras definidas no filtro de saída do AntiSpam Unodata e com a análise do conteúdo no cabeçalho e no corpo do e-mail. O sistema aciona uma chave de segurança e a mensagem é mantida nos servidores da Unodata para impedir a sua entrega para qualquer ambiente não-controlado.
O ambiente de arquivamento de e-mail da Unodata pode ser configurado para a guarda de mensagens por contas de usuários, áreas e departamentos, ou de toda a organização. Também pode servir como contingência ao ambiente de correio eletrônico, caso haja instabilidade do serviço de mensageria. As consultas ao CanIt Archiver, incluindo lista de acessos, são registradas e podem ser auditadas pelo administrador de rede. A solução complementa o plano de contingência e backup do servidor de e-mail em caso de acidentes ou indisponibilidade temporária.
O CanIt AntiSpam foi projetado para filtrar e bloquear mensagens indesejadas a partir da criação de regras que podem impedir que e-mails verdadeiros não sejam enviados à caixa de SPAM sem necessidade. Ao mesmo tempo ele bloqueia mensagens suspeitas ou maliciosas criadas por criminosos cibernéticos com a finalidade de invadir a rede corporativa em busca de informações confidenciais de negócios ou pessoais.
A plataforma da Unodata inclui proteção da reputação do endereço IP/domínio com filtro de entrada e saída, possui setup passo-a-passo, oferece filtro Bayesiano para realizar estatísticas que classificam documentos por categorias com a finalidade de adaptação da plataforma às mudanças nos spams sem a necessidade de filtros adicionais.
Segundo Eder Miranda, diretor da Unodata, as empresas vivem um novo cenário de segurança a partir do e-mail. Antes as ferramentas AntiSpam focavam em barrar os anúncios publicitários indesejados, mas, com a evolução das táticas de ataques cibernéticos, estas ferramentas passaram a complementar as soluções antivírus com recursos de bloqueio de códigos maliciosos escondidos em qualquer tipo de mensagem. "Não é apenas por meio dos anúncios que estes códigos aparecem. Qualquer mensagem pode trazer uma informação ou uma armadilha virtual".