Por meio de um esforço conjunto entre áreas de negócio, marketing, desenvolvimento e financeiro, o Serpor cirou uma plataforma digital de automação de venda e pós-venda de APIs produzidas na empresa.
"É disruptivo, é ousado para o Serpro fazer negócios nessa nova tônica. Mas foi um caminho que planejamos muito bem, no qual investimos, e que já começa a apresentar retorno. Já faturamos o equivalente a 30 milhões de reais com apenas 18 clientes, e temos potencial para crescer muito nessa área de APIs", destaca Sandra Damasceno, responsável pela divisão de Marketing e Eventos de Produtos, do Serpro.
Por meio de um esforço conjunto entre áreas de negócio, marketing, "A plataforma tem como objetivo realizar a automação de toda a cadeia de processos empresariais voltados ao relacionamento com o cliente. Isso vai da contratação do produto até a prestação de contas, emissão de boletos para pagamento e notas fiscais dos serviços prestados. Tudo é realizado no portal digital de relacionamento com o cliente", explica Rafael Soto, gerente responsável pela Gestão das Plataformas Estruturantes e Soluções Transversais, no Serpro.
A plataforma entrou em operação no final do mês de setembro de 2017 assegurando à empresa a possibilidade de escalar seus novos negócios para atender a demanda do mercado privado, formado por milhares de empresas com baixo custo operacional. "Elevamos a eficiência do processo de contratação e fornecimento do serviço APISerpro ao extremo, saindo de uma média de 20 dias com tramitações de contratos e demais burocracias para alguns minutos através do portal de vendas e-commerce", destaca Soto. "A plataforma encontra-se disponível na internet 24 horas por dia, 7 dias por semana e pronta para atendimento a novas contratações e prestação de autosserviços para atendimento as necessidades dos usuários dos clientes contratantes", destaca.
De acordo com Sandra Damasceno, em médio prazo será expandida a oferta de novos produtos, incluindo Datavalid e Certificado Digital. Em específico para Certificado Digital, será incluído o suporte a modelos de negócio pré-pago, nos quais o cliente paga o produto antes de receber, de maneira a evitar a necessidade do uso de certificação digital.
A previsão é que até o final do primeiro semestre de 2018, todos os produtos da linha de serviços de informação e serviços em nuvem estejam disponíveis para contratação através da plataforma de e-commerce. À mesma época, a empresa planeja chegar à automação de 100% dos fluxos de cobrança, cancelamento, estorno e suspensão de serviços, tanto na área de serviços de informação quanto na área de serviços em nuvem.