A Informatica foi considerada a maior receita mundial do mercado de ETL (Extract, Transform and Load), pelo quarto ano consecutivo, segundo relatório publicado pelo Gartner (?Market Share and Forecast: ETL Tools, Worldwide, 2004-2009). De acordo com o relatório, a Informatica ficou com 25% do mercado mundial, tendo crescimento acima da média (10,8%) nos últimos dos anos.
Na região da América do Sul e Caribe, fechou o ano de 2005 com um crescimento da ordem de 125%. Dos US$ 4,5 milhões gerados, 80% é resultado das vendas de licenças e suporte no Brasil e o restante distribuído entre Porto Rico, Chile, Venezuela e Costa Rica.
?Esse relatório confirma nossa estratégia bem sucedida de focarmos no mercado integração de dados?, disse Karen Steel, vice-presidente de marketing corporativo da Informatica. ?Com dois trimestres de recorde consecutivo de receita e com a introdução do PowerCenter 8, nosso mais inovador lançamento, acreditamos que a empresa esteja rumando para a consolidação na indústria de integração de dados, que oferece, além do tradicional ETL, um mercado mais amplo, que inclui migração, consolidação e sincronização de dados, centros de competência de integração e projetos cruzados de integração de dados?.
No relatório, o Gartner afirma que ?o mercado de ETL cresceu mais do que era esperado para 2004 e para o primeiro semestre de 2005. O setor começou a expandir para plataformas de integração de dados de múltiplas funções adequadas para além do tradicional BI e banco de dados?. O instituto também destaca que ?as organizações estão procurando por softwares comerciais de integração de dados para automatizar bancos de dados e fazer migração, consolidação, gerenciamento e sincronização de dados?.
De acordo com João Gomes, diretor da Informatica para a região da América do Sul e Caribe, ?este relatório confirma sua rota certa ao expandir o seu foco de atuação para fornecedora de soluções corporativas de integração de dados, modalidade que inclui, além de ETL, a integração e consolidação de dados, consolidação, migração de sistemas e ambientes e sincronização de dados.?
No Brasil desde 1999, a Informatica tem clientes como Petrobras, Rede Globo, Vivo, Banco Central do Brasil, Ministério das Minas e Energia, Natura, Ipiranga, Elma Chips, Intelig, Natura, Claro, Aracruz e Aneel.
Na regiao, durante 2005, a empresa conquistou 11 novos clientes, entre os quais, TCU – Tribunal de Contas da União, Coelba, Leader Magazine, CEG – Companhia Estadual de Gás, Secretaria de Estado da Fazenda do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado da Fazenda do Ceará, Cia. Siderúrgica de Tubarão e Banco Popular de Porto Rico.