Com a popularidade dos celulares junto ao mercado e da Internet na decisão de compras, o site BuscaPé e a Hands anunciam o BuscaPé Mobile, um serviço que visa mudar os hábitos de consumo dos usuários móveis.
Através dos browsers dos celulares, eles passam a ter acesso a toda a base de dados do BuscaPé, que inclui mais de nove milhões de ofertas e 54 mil lojas, trazendo características, recomendações e preços atualizados dos produtos.
Hoje, 73% das compras de eletro-eletrônicos realizadas em lojas físicas são influenciadas por buscas na Internet, segundo estudo realizado em outubro passado pela Associação de Eletrônicos de Consumo (CEA) em parceria com o Yahoo!.
Antes de comprar, os consumidores navegam em seus PCs por sites de fabricantes, comparação de preços e e-commerce para certificarem-se sobre a escolha, pesquisando e comparando características dos produtos, recomendações de outros compradores e melhores preços.
?Mas para quê voltar para casa e usar o computador com esta finalidade, se todo mundo tem um celular na mão conectado a Internet??, ressalta César S. Cesar, diretor de marketing e vendas da Hands.
Com o BuscaPé Mobile, a pesquisa de produtos e preços pode agora ser feita via celular no momento destinado para as compra, em qualquer lugar, seja na loja ou no trânsito.
?O serviço deve acelerar o ritmo de vendas de todo o setor, já que o consumidor reduz em ao menos um dia seu processo decisório, aumentando o giro de estoque?, garante Rodrigo Borges, sócio-fundador do BuscaPé.
Usar
Para utilizar o BuscaPé Mobile, basta abrir o navegador do celular, digitar wap.buscape.com.br e informar o produto que se está buscando. Imediatamente serão listados os resultados, em uma página projetada especialmente para visualização em telas pequenas e navegação rápida através do teclado de celulares.
Depois de analisar características e recomendações e se decidir pelo melhor produto, o consumidor pode optar por comprá-lo pelo telefone utilizando a função click-to-call disponibilizada pela Hands, ou se dirigir à loja que venda mais barato.
Uma terceira opção é o poder de negociação que o consumidor terá caso se encontre numa loja onde o preço não esteja satisfatório. ?O cliente poderá mostrar o resultado da busca em seu celular para o gerente e negociar um preço igual, ou melhor, do que o oferecido pela concorrência.?, afirma Cesar.
O serviço é gratuito para os usuários em virtude de uma parceria com a Sony. Aplicam-se somente as tarifas das operadoras pelo tráfego de dados, poucos centavos para consultas desta natureza. A Sony aproveita essa inovação para permitir consulta aos preços e compra de equipamentos de sua nova linha de TVs Bravia.
Projeto Hands Remix
O BuscaPé está entre os principais players reunidos pela Hands para o projeto Hands Remix um novo conceito de serviço móvel, contextual, integrado e personalizado.
Segundo César S. Cesar, a idéia é transformar o celular em um hyperlink que possibilite aos usuários aproveitar todos os benefícios dos serviços e informações disponíveis na Internet no momento e local onde forem necessários e de forma integrada, fazendo-os ganhar tempo.
A próxima etapa do projeto prevê a integração com serviços de localização, passando a possibilitar buscas de produtos por proximidade. ?É uma grande oportunidade para o BuscaPé, pois passaremos a indexar também lojas físicas?, afirma Rodrigo Borges.
O projeto também busca incluir digitalmente as camadas menos favorecidas da população através dos celulares, viabilizando acesso a conteúdos e serviços úteis e simples de usar.
Além disso, 50% dos mais de 10 milhões de usuários que acessam a Internet pelo celular não têm um PC, assim o BuscaPé Mobile pode ajudá-las a encontrar os produtos de sua cesta básica a preços mais baixos, indicando inclusive a melhor rota das lojas que deverão percorrer para realizar as compras. Hoje, o site armazena informações desde carros de luxo até preço de feijão.