A Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação de Porto Alegre (Procempa) colocou em operação nesta terça-feira (9/1) o acesso gratuito à internet sem fio em mais dois locais da Restinga, na zona sul da capital gaúcha. Serão beneficiadas a Estação Juventude Restinga e a creche Padre Pedro Leonardi. No fim do ano passado, a Procempa já havia levado o sinal para 24 espaços públicos e órgãos municipais do bairro ? um dos maiores da periferia da cidade, como escolas, postos de saúde, telecentros e centro administrativo regional.
Segundo a Prefeitura, a iniciativa faz parte do projeto Porto Alegre Digital, que prevê o envio de sinal wireless a 342 pontos da capital gaúcha. Implantada pela Procempa, a solução funciona por meio de equipamentos de rádio ligados à infovia, o anel de fibra óptica da prefeitura que transmite dados, imagens e voz.
Na Estação Juventude é desenvolvido o programa Pro-Jovem da Restinga, do governo federal, destinado à inclusão social por meio da formação de ensino fundamental a jovens com idade entre 18 e 24 anos, coordenado pela Secretaria Municipal da Juventude. A infra-estrutura implementada pela Procempa viabilizará a instalação no local de um laboratório com 18 computadores, que capacitará, por meio de cursos de informática, os 300 estudantes.
Na creche Paulo Pedro Leonardi, que pertence à organização não-governamental de mesmo nome, vinculada à Paróquia Nossa Senhora Aparecida, será implantado um laboratório com dez máquinas para ser utilizado pelas 60 crianças da creche durante as aulas de iniciação à informática. O laboratório também será destinado à capacitação dos pais das crianças atendidas pela creche.
Com informações da Agência Brasil.