A Claro anunciou nesta quarta-feira (9/1) a disponibilidade de roaming internacional 3G para os Estados Unidos e Austrália. Para a oferta do novo serviço, a operadora firmou parceria com a AT&T, nos EUA, e a Telstra, na Austrália, o que vai permitir aos clientes fazer e receber ligações, além de transmitir e receber dados dez vezes mais rápido do que com o GSM, segundo a empresa.
O cliente continua contando também com todos os outros serviços do roaming internacional, como acesso à secretária eletrônica, envio de torpedo e aos serviços siga-me, chamada em espera e conferência.
Para usar o roaming internacional 3G, basta ter o serviço ativado na Claro e possuir um celular de terceira geração. E assim como no roaming internacional GSM, o usuário pode utilizar o próprio celular em viagens ao exterior, sem mudar de chip ou o número que utiliza no Brasil, além de manter a agenda de contatos.
Para assinantes que já habilitaram anteriormente o roaming internacional GSM em sua linha, não é necessário fazer uma nova ativação. Já aqueles que precisam ativar devem ligar gratuitamente do próprio celular, antes de viajar, para *468. No exterior, o assinante liga gratuitamente do celular para (+55) 11.9199-5555, de telefone fixo a ligação pode ser feita a cobrar.
A Claro mantém uma equipe de atendimento bilíngüe, disponível 24 horas por dia, nos sete dias da semana. O serviço precisa ser ativado apenas uma vez, ficando sempre disponível para as próximas viagens. As tarifas variam de acordo com as operadoras estrangeiras com as quais a Claro tem acordo de roaming.
Em breve, a operadora diz também disponibilizará para seus assinantes de roaming internacional 3G um dos serviços exclusivos compatíveis para a rede de terceira geração ? a videochamada ? serviço de transmissão simultânea de áudio e vídeo em tempo real.
A área de roaming internacional da companhia também colocou à disposição dos clientes pré-pagos do Rio Grande do Sul um novo serviço. Usuários dos planos Cartão e SuperControle poderão viajar para a Argentina com seu próprio celular, entrando automaticamente em roaming. O serviço é oferecido através de acordo com a operadora CTI Argentina, do grupo América Móvil, que controla a Claro. Os clientes não precisam ter um saldo mínimo para usar o serviço, desde que tenha qualquer valor em créditos. O próximo passo da operadora será expandir o roaming internacional Cartão e Controle para outros países e operadoras ainda neste ano.