A Red Hat, fornecedora de software livre e distribuições Linux, firmou um acordo de cooperação técnica com a Sun Microsystems para o desenvolvimento da tecnologia Java open source. A aliança inclui a participação de todos os engenheiros da Red Hat em todos os projetos de código aberto liderados pela Sun.
Além disso, a Red Hat assinou um acordo de licença na modalidade TCK (Technology Compatibility Kit) com a comunidade OpenJDK da Sun. Esse contrato dará à empresa acesso a suíte de testes que avalia se uma implementação da plataforma Java Standart Edition (Java SE), que deriva do projeto OpenJDK, está de acordo com as especificações Java SE 6.
A Red Hat é o primeiro grande provedor de software a licenciar o Java SE Technology Compatibility Kit (TCK), apoiando a compatibilidade à Java SE. Para ajudar a fomentar as inovações e avanços da tecnologia Java, a empresa também compartilhará as contribuições de seus desenvolvedores com a Sun, como parte da comunidade OpenJDK. Esses acordos visam preparar o terreno para a Red Hat criar um Java Development Kit (JDK) totalmente compatível com o Red Hat Enterprise Linux, incluindo o Java Runtime Enviroment (JRE).
Como colaboradora, a Red Hat terá acesso total ao código base do OpenJDK, assim como ao Java SE 6 TCK para eventualmente disponibilizar um JRE para o Red Hat Enterprise Linux, o que, segundo a empresa, vai aprimorar significativamente as aplicações Java.
Um dos primeiros benefícios do acordo é o alinhamento com o projeto IcedTea, que une as tecnologias Fedora e JBoss.org em um ambiente Linux. O IcedTea fornece alternativas de software livre para as poucas seções proprietárias restantes no projeto OpenJDK.
Em novembro, a divisão Middleware LLC da Red Hat foi reeleita pelos membros do programa Java Community Process (JCP) para o Comitê Executivo da Standart/Enterprise Edition. A Red Hat será um membro com direito a voto por três anos, ajudando a direcionar a evolução da tecnologia Java. A companhia atualmente lidera a Web Beans Expert Group (JSR-299) e no passado fez contribuições importantes para especificações como o Enterprise JavaBeans 3.0 (JSR-220).