A YKP fechou contrato para implementar as soluções de SPED Fiscal e Contábil da Mastersaf na AT&T e na Global Crossing, duas gigantes do ramo de telecomunicações. O projeto faz parte da adequação das duas subsidiárias ao SPED (Sistema Público de Escrituração Digital). A nova legislação entra em vigor no início de 2009 e prevê multa para as companhias que não adequarem seus sistemas contábeis até essa data.
Segundo Paulo Camillo, gerente da YKP, a implementação de soluções fiscais em empresas de telecomunicações possui algumas particularidades. "O SPED pede alguns registros específicos para o controle fiscal de Utilities, ou seja, algumas normas do sistema são aplicadas apenas a esse segmento", explica Camillo.
Provedora de serviços de telecomunicações de voz, vídeo, dados e internet para empresas, a AT&T já utiliza a solução fiscal da Mastersaf, mas precisa implementar os módulos de SPED Fiscal e Contábil para se adequar à nova legislação brasileira. Na Global Crossing, fornecedora de soluções de telecomunicações através de rede global integrada baseada em IP, a YKP será responsável pela implementação do sistema da Mastersaf, incluindo os módulos do SPED, e pelo desenvolvimento da interface entre o sistema de ERP JD Edwards, da Oracle, e a solução fiscal.