Adquirida em 2008 pela NeoGrid, empresa brasileira especializada em soluções para o gerenciamento da cadeia de suprimentos, a Agentrics, por meio da Agentrics-PLM, unidade de soluções de gerenciamento do ciclo de vida de produtos, firmou um acordo de fusão com a europeia Trace One, fornecedora de plataformas colaborativas em cloud computing para varejistas e fabricantes do setor de bens de consumo embalados. Os termos financeiros da aliança não foram revelados.
Com a associação será criada a Trace One – Agentrics PLM, empresa especializada em soluções colaborativas para o segmento de private label, ou marca própria. "A fusão das duas empresas trará muito mais funcionalidades para os clientes, tanto da TraceOne quanto da Agentrics NeoGrid. Acima de tudo, ajudará a acelerar o processo de desenvolvimento de novos produtos, com o intuito de oferecer aos consumidores finais produtos melhores e atualizados", disse Miguel Abuhab, fundador da NeoGrid e presidente da Agentrics.
Dentre os potenciais clientes da nova empresa estão grandes varejistas mundiais, como as americanas Walgreens e Best Buy, a dinamarquesa Bestseller e a japonesa Copp Saporo. No Brasil, empresas como Pão de Açúcar, Carrefour, Lojas Americanas e Magazine Luiza estão possíveis usuários das soluções.
De acordo com as duas empresas, a fusão ajudará a acelerar o desenvolvimento de produtos de marca própria para mais de 12,5 mil fabricantes, conectados a Trace One – Agentrics PLM, além dos mais de 30 grandes varejistas clientes da solução. Segundo elas, suas plataformas permitem aperfeiçoar o design do produto do começo ao fim, desde a pesquisa e desenvolvimento à venda, passando pela fabricação, desenho da embalagem, qualidade e gerenciamento dos dados do produto.
A Trace One – Agentrics PLM já nasce com presença em 13 países – Austrália, Belgica, Brasil, China, França, Irlanda, Japão, Espanha, África do Sul, Coreia do Sul, Suécia, Reino Unido e EUA.