A SAP anunciou a unificação das estruturas de vendas da América do Norte e América Latina em uma única região, as Américas, nesta quarta-feira, 9. O brasileiro Rodolpho Cardenuto, que ocupava o cargo de presidente para América Latina e Caribe, foi nomeado o presidente da nova divisão.
Na companhia desde 2008, Cardenuto é responsável pelos altos níveis de crescimento nos principais mercados da região, como Brasil e México. Na nova função, ele se reportará a Robert Enslin, presidente global de operações com clientes da SAP. O executivo ficará baseado no escritório principal da área de vendas globais da empresa, em Newtown Square, nos Estados Unidos.
Além da unificação das regiões, a SAP realinhou as regiões EMEA (que engloba Europa, Oriente Médio e África) e DACH (Alemanha, Áustria e Suíça) para melhor aproveitar os negócios locais. A partir de agora, a nova região, denominada MEE (sigla em inglês para Europa Central e do Leste), reunirá as unidades de mercado CEI (Comunidade dos Estados Independentes, antiga União Soviética) e os membros das antigas regiões DACH e CEE (Europa Central e do Leste). Michael Kleinemeier, que atuava como diretor-chefe da SAP DACH, será o presidente da MEE.
Já a nova região EMEA inclui os países nórdicos, Reino Unido, França, Benelux (sigla em inglês para Bélgica e Luxemburgo), Itália, Espanha, Grécia, Portugal, Turquia, Oriente Médio e África. Franck Cohen continuará sendo o presidente regional da EMEA.
A única região sem mudanças é a APJ, sigla para Ásia-Pacífico maos o Japão.