O Facebook anunciou na quinta-feira, 8, a aquisição da QuickFire Networks, startup de tecnologia de compressão de vídeo, como parte de sua estratégia de aumentar o foco em vídeos online. Ou seja, a tecnologia permitirá aos usuários da rede social fazer upload de vídeos diretamente no site. Os termos financeiros da transação não foram divulgados.
Com sede em San Diego, na Califórnia, a QuickFire desenvolve tecnologias que reduzem a banda de rede necessária para assistir a vídeos on-line, sem afetar a qualidade da imagem. Segundo afirma, suas soluções podem rapidamente converter formatos de vídeo e permitir que os mesmos sejam baixados com menos largura de banda.
"O Facebook tem mais de 1 bilhão de visualizações de vídeos, em média, a cada dia e estamos muito contentes de ajudar a oferecer experiências de vídeo de alta qualidade para todas as pessoas que consomem vídeo no Facebook", declarou o CEO da QuickFire, Craig Lee, no site da empresa, segundo informa o The Wall Street Journal.
O Facebook tem se esforçado para conseguir que seus usuários façam upload de vídeos diretamente na rede social, em vez de linkar vídeos de outros sites, como o Youtube. Hospedar os vídeos em seu próprio site mantém os usuários do Facebook na página e dá à empresa mais controle sobre como os vídeos podem ser vistos e colocados em torno de publicidade. Neste sentido, a tecnologia da Quickfire pode ajudar a acelerar esse processo.