A Irdeto acaba de lançar documento anual sobre tendências em segurança e conteúdo em mídia e entretenimento para 2018. O documento, Disruptive Technologies, Consolidation and Cybersecurity: 2018 Trends in the Connected World, apresenta comentários de especialistas sobre tendências em plataformas digitais, como a crescente concorrência em OTT (serviços Over the Top), a contínua batalha contra pirataria, inovação em vídeo IP e UHD 4K, TV Android e Inteligência Artificial.
Alguns dos tópicos abordados pelo documento:
*Serviços piratas ilegais oferecem uma experiência tal que consumidores ingênuos podem acreditar que sejam legitimas. Operadores de TV Paga enfrentam a procura por serviços mais baratos e ilegais. 2018 é o ano em que a indústria finalmente verá os piratas como concorrentes. A concorrência irá crescer também entre fornecedores legítimos de conteúdo, o que poderá aumentar o poder das grandes companhias de tecnologia – à medida que ampliam sua presença em conteúdo e entretenimento.
* Os criadores de conteúdo percebem a pressão e passam a se posicionar como plataformas – o que requer forte reconhecimento de marca. Vamos ver os grandes estúdios se tornando seus próprios distribuidores, impactando os intermediários – o que irá contribuir para a consolidação do espaço OTT e será um desafio para players menores e mais novos. Em 2018, fusões entre companhias parecem ser a saída lógica para criar organizações fortes o suficiente para chegarem direto ao consumidor.
*Para operadores, tem sido difícil concorrer contra companhias de internet entrando na indústria de mídia. 2018 será provavelmente um ano crucial para operadores que estejam prontos saírem do formato tradicional e ficarem em igualdade de condições com concorrentes de internet, ao abraçarem a TV Android, como plataforma promissora.
* Neste próximo ano, veremos os proprietários de conteúdo enfrentarem mais fortemente a pirataria, com IA. O advento do 5G pode impactar tanto de forma positiva quanto negativa a indústria de mídia e entretenimento. Há a possibilidade dos piratas tirarem partido da Blockchain (tecnologia que permite, através de técnicas criptográficas, agilização de transações complexas), para acelerar a redistribuição de conteúdo. Entretanto, a maior conectividade de dados possibilitada pela tecnologia 5G também tornará mais fácil a distribuição e consumo de conteúdo pirata.
*À medida que a luta contra pirataria continua, a marca d'agua se constitui em tecnologia crucial e veremos detentores de direitos de conteúdo esportivo aumentando a inclusão de marca d'água em seus contratos. Em 2018, provavelmente fornecedores de conteúdo de internet terão que ser mais rápidos contra conteúdo pirata.
*A companhia Juniper Research prevê que consumo em eSports e jogos irá gerar receita de US 3,5 bilhões até 2021. É importante monitorar continuamente o cenário digital para compreender e identificar onde novas ameaças podem ser prevalentes e antecipar sua disseminação. 2018 pode ver novas ameaças em conteúdo esportivo.