Recentemente, uma central de rastreamento, que utiliza a tecnologia Getrak, conseguiu fazer a primeira recuperação usando o dispositivo recém-lançado GetrakFox, com tecnologia Sigfox. O caso aconteceu em Pernambuco e permitiu evitar um prejuízo da ordem de R$ 60 mil.
O GetrakFox foi lançado em 2018. Foram seis meses de testes e hoje está operando comercialmente, integrado à plataforma de rastreamento e telemetria, além da plataforma de inteligência artificial chamada Deeptrack, ambas da Getrak.
O carro recuperado tinha dois rastreadores – um com conectividade 2G (que foi desligado) e outro com a tecnologia Sigfox. E foi justamente por meio do rastreador GetrakFox que o veículo pode ser localizado.
O rastreador GetrakFox, com tecnologia SigFox, conecta-se por meio da rede operada pela WND Brasil. A rede está instalada em todas as capitais e em 70% das cidades com mais de 200 mil habitantes, além de cobrir as principais estradas brasileiras.
A tecnologia Sigfox destaca-se por ser de baixíssimo custo de conexão e de contar com baterias que duram por muito tempo. Além disso, a tecnologia Sigfox é praticamente imune à ação de "jammers" fazendo dela uma opção muito robusta para a atividade de rastreamento.