Com o objetivo de atender as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos, a GreenPlat, startup brasileira de tecnologia que oferece um SaaS ESG baseado em blockchain, desenvolveu o Projeto Semilla em conjunto com uma exportadora de perfumes internacional. A ação visa garantir a coleta de vidros de perfumes pós-consumo e sua destinação para a reciclagem, por meio de parceiros de dois grandes grupos empresariais do setor de varejo no Brasil.
O projeto conta com um conjunto de ações sustentáveis que assegura o controle da Cadeia de Logística Reversa dos fracos de perfumes. Dentre as iniciativas inclui-se a implementação de Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) de vidros e desenvolvimento de um programa que faz toda a gestão desses materiais por meio do software Plataforma Verde, que monitora a cadeia de valor dos clientes e parceiros, do descarte até a reintrodução do vidro reciclado na cadeia produtiva.
De acordo com Chicko Sousa, CEO da GreenPlat, iniciativas como essa são de suma importância para a preservação do meio ambiente. "Sabemos que a poluição do solo é um dos principais problemas da atualidade. Dados do IBGE revelam que menos de 50% das embalagens de vidro são recicladas no Brasil. Ao ano são enviados a aterros sanitários cerca de 470 mil toneladas de embalagens de vidro usado. Diante desse cenário, se faz mais que necessário analisar e fazer a gestão de todo o ciclo de vida dos perfumes. Deste modo, será possível evitar com que o efluente que está dentro do frasco contamine o solo, a água e o ar", afirma.
Além da gestão de resíduos, a GreenPlat contemplou o envolvimento de uma equipe focada no desenvolvimento de oportunidades que alavancassem iniciativas sustentáveis. Hoje já são mais de 1.200 toneladas de vidro reciclados, 400 PEVs em lojas parceiras em todo o Brasil, 562 MWh de economia de consumo de energia e 818 toneladas de CO2 que deixaram de ser emitidas na atmosfera. Outro ponto positivo que confirma a importância da reciclagem do vidro é a criação de empregos e geração de renda para os recicladores, que, por meio do processamento e comercialização, geram benefícios ambientais e econômicos.
Já com o monitoramento da PlataformaVerde, todo o volume de vidro recolhido é enviado para 2 Centros de Distribuição, uma parte é destinado para cooperativas de reciclagem e parte para artesãos locais, que utilizam o upcycling em seus trabalhos artesanais. Um exemplo de sucesso do reaproveitamento do vidro foi a produção da Vitroazul Fusing que, após realizar protótipos de diversos materiais, por meio do processo fusing, confeccionou 350 peças únicas de colares de vidro, que foram distribuídas como presente corporativo de final de ano para os colaboradores da exportadora de perfumes, com resultados que estão levando à possibilidade de expansão de sua produção, por meio da cadeia de Logística Reversa.
Portanto, ações como as dos colares, realizadas pela exportadora de perfumes, são evoluções importantes nas estratégias da economia circular de grandes empresas, que tem repercutido positivamente junto de seus colaboradores, isso porque um dos principais pilares estratégicos das organizações é a sustentabilidade.
"Desta forma, a GreenPlat segue constantemente em busca de soluções sustentáveis, de forma a contribuir para a cadeia de Logística Reversa e por meio de trazer visibilidade ao Projeto Semilla, além de impactar positivamente a vida dos artesãos que trabalham com a remanufatura de materiais, reintroduzindo-os na cadeia produtiva, que estimula a economia local com a produção e comercialização dos artesanatos criativos", finaliza Sousa.