Um novo estudo da Juniper Research descobriu que o número de veículos conectados em serviço chegará a 367 milhões globalmente em 2027, de 192 milhões em 2023.
Esse crescimento de 91% será impulsionado pelo avanço de tanto ADAS (Advanced Driver Assistance Systems) quanto aumentando as capacidades dos sistemas de informação e entretenimento no veículo. A pesquisa identificou os recursos de alta velocidade e baixa latência do 5G como transformadores para esses objetivos, exigindo colaborações efetivas entre OEMs e operadoras automotivas para concretizar.
Os veículos conectados são dotados de tecnologias de comunicação que permitem a troca de informações entre os diversos elementos do sistema de transporte e serviços de terceiros.As operadoras desempenharão um papel fundamental na alavancagem do 5G
A pesquisa descobriu que as operadoras são essenciais para desbloquear novos casos de uso, como direção autônoma e infoentretenimento com muitos dados via 5G; representando uma oportunidade de US$ 3,6 bilhões para fornecer habilitação de conectividade 5G em 2027 globalmente.
O coautor da pesquisa, Nick Maynard, explicou ainda mais a oportunidade: "O 5G pode permitir que os OEMs automotivos atualizem a experiência no veículo. Em um mercado de veículos em transição para veículos elétricos, melhorar a experiência do usuário é fundamental. As operadoras têm o papel crítico de possibilitar isso de maneira confiável, tornando-as as parceiras de escolha à medida que suas redes 5G se expandem rapidamente."
Casos de uso comercial atrasados
A pesquisa prevê que, até 2027, os veículos comerciais representarão apenas 20% dos veículos conectados em todo o mundo, representando um pequeno aumento de 16% até o final de 2023. A pesquisa descobriu que o design de veículos comerciais não está alavancando a conectividade além dos recursos simples de chamada de emergência e sistemas básicos de infoentretenimento conectados, embora isso esteja mudando, pois as empresas priorizam os recursos de rastreamento e logística.
Assim, a pesquisa recomendou que os OEMs automotivos priorizem integrações com sistemas comuns de rastreamento de frota fora da fábrica para maximizar os benefícios da conectividade e permitir que proprietários de frotas comerciais maximizem a eficiência em seus processos.