Fecomercio ingressa na comunidade virtual Second Life

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A Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio) é a primeira entidade de classe a participar do second life. A presença da entidade nesse ambiente virtual de interação faz parte do projeto Fecomercio Digital, que também engloba a criação da TV Fecomercio e de um portal. Com essas iniciativas, a federação tem por objetivo ampliar sua imagem institucional junto ao público em geral, bem como a divulgação de suas ações, produtos e análises.

Segundo o presidente da entidade, Abram Szajman, o projeto reforça o pioneirismo da Federação do Comércio do Estado de São Paulo e a distingue das demais entidades de classe. "A nossa postura de vanguarda nos coloca no mesmo patamar das principais empresas atuantes hoje no mercado, refutando assim a imagem de estagnação que as instituições costumam ter", ressaltou.

Para participar do second life, a entidade construiu um prédio igual ao existente no mundo real, a Fecomercio Virtual, localizado na "ilha Jardins". Nesse espaço, ela pretende promover eventos, palestras, reuniões e até mesmo cursos. A construção foi feita pela Cafeina Estúdio Criativo, uma empresa especializada em produção de ações de marketing digital.

O second life já tem mais de 3 milhões de "habitantes" e funciona como um mundo paralelo, com moeda própria (reconhecida pelo Banco Central americano e com paridade com o dólar), no qual é possível se relacionar, fazer compras, participar de festas, enfim, viver uma vida virtual.

Diversas empresas, como IBM, Reuters e Adidas já estão no second life. "O ambiente second life representa a materialização da economia real no mundo virtual, com ganhos efetivos, inclusive com registro de inúmeros negócios bem sucedidos", esclarece o presidente do Conselho Superior de Tecnologia da Informação da Fecomercio, Renato Opice Blum.

O outro lançamento da entidade, a TV Fecomercio estará disponível a partir do dia 28 de fevereiro. Com um jornal semanal de 15 minutos e dois boletins diários de aproximadamente dois minutos, a Federação do Comércio do Estado de São Paulo levará ao público em geral notícias de economia, direito, cultura e prestação de serviços. O conteúdo é preparado pela própria entidade e a produção ficará a cargo da TLC Produtora. A TV Fecomercio também funcionará como uma agência de notícias, disponibilizando para as redações material eletrônico com entrevistas dos porta-vozes da casa sobre os principais temas em discussão na mídia.

"As possibilidades são infinitas", enfatiza o diretor executivo da Fecomércio, Antonio Carlos Borges. "Imagine que poderemos disponibilizar ao público em geral, não apenas debate de temas relacionados as diretrizes da entidade, mas qualquer outro que seja de interesse nacional – como uma televisão aberta."

Para ofertar toda essa tecnologia, a entidade, que congrega 150 sindicatos e cerca de 500 mil empresas de comércio e serviços, precisou modificar também o seu site, transformando-o em um portal. Desenvolvido pela Casablanca TV, ele estará disponível a partir de 17 deste mês no endereço (www.fecomercio.com.br).

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