A Microsoft planeja anunciar uma série de novidades e serviços para telefones celulares, incluindo uma loja on-line de software, nos moldes do iTunes, da Apple, segundo informações do New York Times. A primeira delas, que deve ser anunciada na próxima semana, é o Windows Mobile 6.5. Essa nova versão do sistema operacional para celulares, segundo a empresa, traz uma interface mais sofisticada a fim de diminuir as diferenças com a do iPhone, da Apple.
Entre as novidades, está o My Phone, software que sincroniza, por meio de rede Wi-Fi, todos os dados salvos no celular – contatos, agenda de compromissos, fotos e mensagens de texto – para um website. O serviço foi criado para facilitar a realização de backups dos arquivos salvos no celular e evitar problemas com algum imprevisto. Ao contrário do software equivalente da Apple, o MobileMe, a Microsoft disponibilizará esse serviço gratuitamente.
A estratégia da gigante do software é aumentar significativamente os investimentos em tecnologia para celular para atingir uma fatia maior desse mercado, que já foi dominado pela empresa, mas hoje é suplantada pelo iPhone e o Android, sistema operacional para celulares do Google.
Um fator importante para essa perda de mercado é que seu sistema para celulares é voltado principalmente para aplicações corporativas, como o acesso a e-mails, mas a maioria dos usuários dessa tecnologia já não vê mais o celular como uma ferramenta apenas para trabalhar. De acordo com pesquisa da IDC, enquanto a Microsoft aumentou a participação de mercado de 11%, em 2007, para 13,3%, em 2008, a Apple triplicou seu market share, indo de 3% para 9%.
As novidades da Microsoft devem ser anunciadas na próxima segunda-feira, 16, durante o Mobile World Congress, congresso e feira de tecnologia móvel que acontece entre os dias 16 e 19 deste mês em Barcelona, na Espanha. O Steve Ballmer, CEO da Microsoft, fará o discurso de abertura do evento. Este noticiário realizará a cobertura do evento in loco.
- Serviços móveis