Um mês após a demissão de B. Ramalinga Raju da presidência – o qual admitiu que inflou os resultados dos balanços nos últimos anos –, a indiana Satyam Computer Services anunciou a nomeação de A.S. Murthy como novo CEO da companhia de outsourcing de TI. Murthy, um veterano, que está há 15 anos na empresa, assume imediatamente o cargo.
"Amplas discussões do conselho nas últimas semanas deixaram claro que o novo CEO deveria vir de dentro", disse Deepak Parekh, membro do conselho de administração da Satyam. "Murthy, um extraordinário executivo com apoio generalizado entre todas as partes interessadas, internas e externas, fará um trabalho excepcional na liderança da Satyam neste momento crítico", completou.
Segundo Parekh, o executivo tem um profundo conhecimento da companhia e especialização comprovada em gestão. Ele chefiou uma unidade de negócio, supervisionou a prestação de serviços globais, desenvolveu relacionamentos com clientes e liderou toda a função de recursos humanos. "Além disso, ele é extremamente bem respeitado por sua capacidade de integrar equipes e incentivar a tomada de decisões coletivas – competências cruciais para que a Satyam continue a sobreviver."
O conselho também nomeou Homi Khusrokhan, o antigo diretor gerente da Tata Chemicals, e Partho Datta, o ex-diretor financeiro do grupo Murugappa, como conselheiros especiais. "Esses experientes executivos emprestarão seus conhecimentos às áreas de gestão e finanças da Satyam. Os conselheiros especiais, juntamente com o Boston Consulting Group, trabalharão 'pro bono' e ajudarão Murthy e a diretoria a definir e a executar estratégias-chave", disse Parekh.
O conselho garantiu, ainda, aproximadamente US$ 130 milhões em financiamento, que serão usados para as necessidades de capital de giro. A Satyam também afirmou que os salários de janeiro (em todo o mundo) e salário de meados de fevereiro (para os empregados nos EUA) foram pagos com recursos internos – os funcionários americanos são pagos a cada quinze dias.
- Sob nova direção