British Telecom (BT) anuncia o lançamento comercial do seu serviço de telefonia fixa local (STFC) e de longa distância nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba. O código da BT para as ligações interurbanas e internacionais é o 47. O serviço complementa o portfólio de soluções de comunicação unificada da BT que inclui telefonia IP, áudio e videoconferência e plataformas de colaboração. A partir deste lançamento, a BT planeja aumentar sua oferta tanto com novos serviços quanto com a expansão da telefonia fixa para outras regiões do País. A licença para operar telefonia fixa na modalidade local e longa distância foi obtida pela BT em 2007 para todo o País.
As centrais de comutação serão fornecidas pelo Trópico, que também será encarregada da gestão da interconexão com as demais operadoras fixas e celulares e dos sistemas de faturamento. A fabricante brasileira foi escolhida em processo de licitação no qual participaram diversos fornecedores globais, informa a BT.
O acordo com a Trópico prevê a instalação de equipamentos em quatro cidades. Os gateways de rede estarão localizados em Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo – onde haverá um softswitch, capaz de assegurar a interoperabilidade dos gateways de voz, responsáveis pela comutação das chamadas. Uma quarta central ficará em Hortolândia, no datacenter da BT, de onde se fará o gerenciamento de todo o sistema. Os serviços da Trópico para a BT compreendem a operação e o gerenciamento da plataforma; o "billing" para o cliente final e o "clearing" (acerto de contas) com as demais operadoras.
- Mercado