Enquanto o Google e o Bing mantiveram o crescimento no mercado de buscas pela internet em janeiro, o Yahoo registrou nova queda nos Estados Unidos. Dados da comScore, aos quais o blog de tecnologia TechCrunch teve acesso, mostram que o Yahoo não conseguiu se recuperar da perda de participação para a ferramenta de buscas da Microsoft, em dezembro.
Na comparação com o mesmo mês do ano passado, o Google aumentou em 6% o número de buscas – computando todos os seus sites de busca – no período e atingiu 66,2% de participação de mercado, mantendo a liderança absoluta. O Bing, que manteve a segunda posição, registrou crescimento de 21%, na mesma base de comparação, e alcançou 15,2% de marketing share. O Yahoo, por sua vez, viu seu buscador cair 8% em janeiro, respondendo por 14,1% das pesquisas online. Recentemente, a empresa assinou acordo com a Microsoft para unir forças e tentar atingir uma representatividade significativa para fazer frente ao Google.
Os dados não incluem conexões em dispositivos móveis. De acordo com analistas da comScore, isso poderia aumentar ainda mais a vantagem do gigante das buscas. Segundo a consultoria, o mercado mundial de buscadores cresceu 11% em 2011.