Apesar de o mercado brasileiro de big data ainda não estar maduro, visto que são poucas as empresas que já investiram nessas soluções e estão mensurando os resultados, até o fim de 2015, mais de 34% das empresas brasileiras terão iniciado investimentos no segmento.
É o que aponta um novo estudo da Frost & Sullivan realizado com 313 empresas o Brasil de diversos setores, o qual indica ainda que, neste ano, 29% das empresas pretendem fazer investimentos em big data, sendo que 24% delas investirá em big data pela primeira vez. Apenas 10% das corporações usam big data, indicando que estas soluções têm uma prioridade menor na agenda do CIO quando comparada com cloud computing e outras tecnologias.
De acordo com Guilherme Campos, analista senior de TI da Frost & Sullivan, a falta de consenso do que realmente é big data junto com a falta de profissionais especializados são atualmente os principais desafios deste mercado, o que explica o fato de 35% dos entrevistados não terem nenhum plano de começar a investir nestas soluções nos próximos dois anos.
Para contrapor este desafio, as empresas estão contratando serviços de consultoria para que os provedores auxiliem na construção de um roadmap, mostrando os passos a seguir para começar a colher os benefícios da análise de dados. "Com big data, as empresas no Brasil podem obter dados de diferentes fontes para melhorar a tomada de decisões, reter clientes e descobrir novas oportunidades que não seriam tão visíveis sem uma ferramenta analítica", conclui Campos.