O planejamento estratégico da C&C elegeu o digital como um dos elementos prioritários de sua agenda e vem seguindo um plano bianual (2020-2022) que descontinua modelos analógicos de gestão e implanta soluções digitais em tempos bem menores do que os projetos tradicionais. Um dos direcionadores deste processo é o SAP S/4HANA, sistema que ocupa o protagonismo das decisões da C&C neste 2021.
A diretora de TI da C&C, Lúcia Almeida, explica que o SAP S/4HANA substitui um conjunto de sistemas de gestão e, mais do que isso, trazer inovações para as melhores práticas de gestão do mercado.
Segundo a executiva, o objetivo da C&C é explorar um sistema de gestão integrado capaz de tratar os desafios atuais e se preparar para futuras oportunidades, com ainda mais flexibilidade e velocidade, adotando novas tecnologias e melhorando a integridade e a exploração dos dados.
"Nossa expectativa é que essa solução eleve o nosso patamar de governança, gestão e decisão porque vai nos permitir ter uma visão analítica 360º de toda a nossa operação", avalia Lúcia. O SAP S/4HANA tem como recursos a inteligência artificial, algoritmos inteligentes, análise cognitiva e automação dos processos, que atenderão uma série de requisitos de compliance, abastecimento e mobilidade.
O sistema garante, ainda, uma navegação amigável que poderá ser utilizada em qualquer celular, tablet, além de desktop. "O que buscamos é melhorar a produtividade e a rentabilidade da C&C, facilitar a jornada do vendedor e oferecer uma experiência ainda melhor para o nosso cliente, pautados por decisões rápidas e acertadas", explica a diretora.
Para o diretor geral da C&C, Christophe Auger, o investimento representa mais uma iniciativa da rede com o objetivo de acelerar o seu crescimento no segmento varejista. "A C&C vivencia um novo momento, a partir de uma mudança de mentalidade que vem nos proporcionado avanços em toda a nossa operação. Esse sistema, certamente, alavancará os negócios da marca, com uma consequente melhora na interação com os nossos consumidores", completa o executivo.
A plataforma
O sistema implantado pela marca leva em conta a aplicação de um conceito híbrido de solução in cloud e software como serviço e do próprio ambiente da C&C. Ambos os conteúdos contêm todo o portfólio de produtos desenvolvidos especialmente para o varejo.
Para tanto, em 2020, a C&C já preparou o ambiente junto à SAP e, em janeiro, fez um kick off com a área financeira, Business Intelligence (BI) e Compliance. Nos próximos meses, a rede seguirá com os setores de planejamento de estoque, inteligência de reposição e novos modelos para logística.
A primeira onda de implantação – que estará relacionada às finanças, governança e analytics – tem previsão de entrega em julho de 2021 e a segunda onda – ligada à logística e gestão de estoques – deve entrar em vigor no mês de março de 2022. A definição do escopo do trabalho foi realizada em conjunto com os melhores arquitetos da SAP e a implantação do sistema SAP S/4HANA será realizada pela multinacional de consultoria Seidor, que possui uma unidade de negócios dedicada para o fornecimento de tecnologia de ponta ao setor de varejo e expertise comprovada com várias implementações de sucesso do sistema.
"Esse projeto vai criar o alicerce para um crescimento sustentável e contínuo da C&C", finaliza Lúcia Almeida.